Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28218
Title: A soft lithography method for patterning calcium phosphate ceramics
Authors: Pereira, Daniel de Melo 
Orientador: Sousa, Hermínio José Cipriano de
Braga, Mara Elga Medeiros
Habibovic, Pamela
Keywords: Engenharia biomédica; Engenharia de tecidos humanos; Biotecnologia; Osso; Biomateriais
Issue Date: Sep-2014
Citation: PEREIRA, Daniel de Melo - A soft lithography method for patterning calcium phosphate ceramics. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/28218>.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Uma técnica inspirada na micromoldagem em capilares foi adaptada para produzir padrões de cerâmicos de fosfato de cálcio num substrato de silício, através da nucleação e crescimento de cristais a partir de uma solução supersaturada de iões de cálcio e fosfato. A solução foi infiltrada em microcanais definidos pelo molde de PDMS e pelo substrato de silício. A eficiência de infiltração por capilaridade foi testada em duas categorias de padrões, nomeadamente padrões de canais interconectados, e padrões de canais paralelos. A infiltração nos padrões de canais paralelos foi completa para um comprimento do canal até 1 cm, e para um tratamento de plasma de 1 min ao molde e ao substrato. O material depositado foi composto por nodos radiais de cristais alongados semelhantes a agulhas, que foram observados em regiões de densidade de nucleação elevada e crescimento cristalino limitado ou em regiões de densidade de nucleação baixa e crescimento cristalino extensivo. A fase cristalina foi identificada por difracção de raios-X como fosfato de di-cálcio desidratado (DCPA - di-calcium phosphate anhydrous) que mudou de fase para fosfato de tri-calcium beta (β-TCP - beta tri-calcium phosphate) quando as amostras foram sujeitas a um tratamento térmico a 950ºC durante 3 horas. O confinamento do material depositado, e a distribuição de cálcio e fósforo dentro dos canais foi analisada por espectroscopia de dispersão de electrões. Foram obtidos perfis de libertação para o cálcio e fosfato, em meio de cultura de células, e não foram encontradas diferenças significativas na concentração iónica após 7 dias. A morfologia dos padrões não foi alterada significativamente após envelhecimento em meio de cultura por 3 dias. A biocompatibilidade dos substratos e proliferação celular foi avaliada com testes de viabilidade e quantificação de DNA. Foi observado um aumento de actividade metabólica ao longo dos 7 dias, mas a quantidade baixa de DNA nos dias 1 e 3 sugerem dificuldades de adesão ao substrato. Foi mostrado por microscopia de varrimento electrónica e immunofluorescência dos filamentos de actina que as células se apresentam esticadas e alinhadas na direcção dos padrões de linhas, e este efeito é mais pronunciado nas linhas mais estreitas (1 a 10 μm) do que nas linhas mais largas (20 to 80 μm). Vinculina foi encontrada dispersa no citoplasma, enquanto a cinase de adesão focal foi observada por vezes concentrada em pontos de adesão situados na orla das células, indicando a possível formação de adesões focais no material cerâmico. A dinâmica de crescimento dos cristais foi observada em tempo real com uma mini câmara de incubação e microscopia de time-lapse, e esta plataforma mostrou resultados promissores para o estudo de crescimento de cristais em espaços confinados.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28218
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

237
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

134
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.