Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28214
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Teresa Sousa-
dc.contributor.authorCorreia, Lúcia Marina Henriques-
dc.date.accessioned2015-02-11T11:28:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28214-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA relação de vinculação, geneticamente determinada, vai sendo progressivamente construída e modelada pelo meio envolvente. Ao longo da vida cada sujeito perceciona novas formas e figuras de vinculação através dos diferentes contextos em que se vai inserindo. Na idade escolar, apesar de se manterem os laços com as figuras parentais, são criadas novas relações de vinculação que contribuem para a criação de novos vínculos afetivos. A presente dissertação visa a tradução e validação do PIML (Escala de Avaliação da Vinculação aos Pais, Pares e Professores), assim como o estudo da relação entre essa mesma escala e a qualidade de vida percecionada por crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. O estudo apresentado envolveu 334 crianças do ensino Público e Privado/cooperativo de várias regiões do país. Com o presente trabalho foi possível verificar a fiabilidade e validade desta adaptação tornando-a assim mais um instrumento de avaliação da perceção de vinculação.por
dc.description.abstractThe attachment relationship, genetically determined, is progressively built and shaped by the environment. Lifelong each subject have a perception of new forms and figures of attachment across the different contexts in which they will entering. At school age, despite remaining ties with parental figures, new attachement relationships are created, that contribute to the creation of new emotional bonds. This dissertation aims to translate and validate PIML (Attachement Rating Scale to Parents, Peers and Teachers), as well as the study of the relationship between that scale and the perception of the quality of life for children between 10 and 12 years old. The study was involved 334 children of the Public and Private / Cooperative school of various regions of the Country. With the present work was possible to verify the reliability and validity of this adaptation, making it one more escale for evaluate the perception of attachement.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVinculaçãopor
dc.subjectQualidade de vida, criançapor
dc.titleRelação da qualidade da vinculação a figuras significativas na perceção de qualidade de vida de crianças entre os 10 e 12 anospor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleRelação da qualidade da vinculação a figuras significativas na perceção de qualidade de vida de crianças entre os 10 e 12 anospor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201443767-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1012-8660-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Lúcia Correia.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

316
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

111
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.