Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28208
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dc.contributor.advisorUrbano, Pedro Manuel Malaquias Pires-
dc.contributor.authorMartins, Carla Elisabete Pereira-
dc.date.accessioned2015-02-11T09:54:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28208-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractCom este trabalho pretende estudar-se as perspetivas da dinâmica familiar em crianças e adolescentes, incluindo também a sua perceção em relação aos estilos educativos parentais. Num momento inicial procurou-se avaliar de um modo mais global a perspetiva da criança e do adolescente através da realização do Desenho da Família por este se tratar de um teste projetivo de personalidade que permite igualmente uma maior aproximação e construção de uma relação mais positiva com os sujeitos envolvidos (Aires 2003, p. 6). Neste procura-se ainda estudar a perspetiva dos próprios progenitores em relação aos seus estilos educativos parentais, uma vez que os pais são os principais intervenientes no desenvolvimento dos filhos, do mesmo modo que a família é o principal campo de socialização dos mesmos (Canavarro, 1996). A parentalidade é assim vista como uma prática ou ação de educação que engloba a forma como os progenitores ou outros cuidadores cuidam dos seus descendentes (Barroso & Machado, 2007) que pode, segundo os estudos desenvolvidos por Baumrind, ser organizada em três estilos educativos: o autorizado, o permissivo e o autoritário (Sprinthall & Collins 1988, pp,. 298;299). Assim, para análise destas perspetivas recorreu-se à aplicação do Teste de Desenho da Família e ao preenchimento dos questionários EMBU-A, EMBU-C e EMBU-P, de acordo com a idade dos sujeitos envolvidos, numa amostra constituída por 30 sujeitos da região Norte, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos e que se encontram a frequentar do 2º ao 8º ano de escolaridade. Por fim, são apresentados os resultados obtidos neste estudo, efetuando-se uma análise qualitativa dos mesmos e, ainda referenciadas as principais conclusões e limitações do presente estudo.por
dc.description.abstractThe aim of this project is studying the different perspectives of fam-ily dynamics in children and adolescents, including also their perception about parental educational styles. Firstly the children’s and adolescents' perspectives was assessed in a global way, through the implementation of the Family Drawing. The Family Drawing is a personality projective test, which gives a closer and a greater construction of a positive relationship with the involved subjects (Aires, 2003 p. 6). Furthermore, it was considered the parents’ perspective related to their own parental educational styles, since the parents are the key players in the development of their children, and the family is the main field of sociali-zation of children (Canavarro, 1996). The parenting is seen as a practice or an education action, including the way parents, and other caregivers, look after their descendants (Barroso & Machado, 2007), which, according to the studies of Baumrind, could be organized in three educational styles: authorized, the permissive and authori-tarian (Sprinthall & Collins 1988, pp,. 298; 299). To analyse the perspectives, it was used the Family Drawing and the answer of questionnaires EMBU-A, EMBU-C e EMBU-P, according to the age of the subjects. The sample involves 30 subjects of Northern Portugal, aged between 7 and 14 years old, who are attending the 2nd to the 8th grade. Overall, this study’s outcomes are presented at the end, followed by the respective qualitative analyse with the main conclusions and the limita-tions of the study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEstilos educativos parentaispor
dc.titlePerspetivas da dinâmica familiar através do Teste de Desenho da Família e do EMBUpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titlePerspetivas da dinâmica familiar através do Teste de Desenho da Família e do EMBUpor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201443651-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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