Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28157
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSeabra, Jorge Humberto dos Santos-
dc.contributor.authorBatista, Sara Vanessa Quelhas-
dc.date.accessioned2015-02-03T15:57:35Z-
dc.date.available2015-02-03T15:57:35Z-
dc.date.issued2015-02-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28157-
dc.descriptionTese de Mestrado em Estudos Fílmicos apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA presente dissertação analisa os filmes Network (Sidney Lumet, 1976) e Wag the Dog (Barry Levinson, 1997) para, através deles, analisar o contexto jornalístico da sua criação (e a relação com os seguintes), sem esquecer a realidade sócio-histórica. Sendo essa a nossa principal preocupação, procurou-se, ainda, desenvolver novas leituras dos filmes em análise, nomeadamente ao nível do papel do jornalismo na sociedade e da forma como este influencia a sociedade e se deixa, eventualmente, influenciar por interesses particulares. Pretendemos, assim, perceber como o processo de informação foi visto pelos cineastas em causa, tendo em conta a ação de fatores externos (no filme) e a presença de referenciais da respetiva contemporaneidade. Reconhecendo a importância de ferramentas científicas nos estudos fílmicos, recorremos, sobretudo, a dois tipos de análise: da imagem e narrativa. A partir delas, procurámos explorar as relações intra e extradiegéticas, a fim de perceber melhor cada obra e a realidade em que surge, assim como aspetos que as aproximam, apesar dos 21 anos de diferença entre elas. Deste modo, não podemos esquecer a relevância da construção fílmica e da narração, assim como das ferramentas e processos adotados pelo realizador.por
dc.description.abstractThe present dissertation analyses the movies Network (Sidney Lumet, 1976) and Wag the Dog (Barry Levinson, 1997). Through them, the research focused on the journalist framework at the time of their creation (and future ones), bearing in mind the socio-historical reality. This being the primary concern of the dissertation, it was also intended to develop new readings of the analysed movies, with particular regard to journalism’s role in the society and how it influences the social context – but, at the same time, also being possibly influenced by special interests. The aim of this research consisted, therefore, in understanding how the information procedure was seen by the above-mentioned filmmakers, having in mind the action of external factors (in the film) and the presence of the respective contemporary references. Acknowledging the importance of scientific tools in film studies, two main types of analyse were used: image and narrative. Based on these, the intra and extra-diegetic relations were explored, in order to better understand each film and their surrounding reality. Despite the 21-year gap, aspects that bring the two movies close were also highlighted. Thus, the relevance of film construction and narration cannot be forgotten, as well as the tools and procedures adopted by the director.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectEstados Unidos da Américapor
dc.titleOs Bastidores da Informação no Cinemapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201518619-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6087-0302-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
joined_document_2.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

296
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

651
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.