Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28097
Title: Development of a new electromechanical probe for hemodynamic parameters assessment
Authors: Borges, Pâmela Cristina Carvalho 
Orientador: Correia, Carlos M. B. A.
Pereira, Helena Catarina
Keywords: Engenharia biomédica; Ciências da saúde; Física; Doença cardiovascular; Hipertensão; Sensor
Issue Date: Sep-2014
Citation: Borges, Pâmela Cristina Carvalho/Development of a new electromechanical probe for hemodynamic parameters assessment
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As doenças cardiovasculares (DCVs) causam milhões de mortes todos os anos, sendo a principal causa de morte no mundo inteiro. A hipertensão é um dos mais relevantes factores de risco das doenças cardiovasculares. Assim sendo, é muito importante o desenvolvimento de um método de diagnóstico que seja barato, fácil utilização, preciso e capaz de detectar alterações precoces da performance do sistema cardiovascular, permitindo, desta forma, aumentar a probabilidade de sobrevivência. A análise da forma de onda da pressão sanguínea central fornece informações clínicas relevantes uma vez que patologias cardiovasculares alteram a sua forma de onda. Este projecto de investigação foca-se no desenvolvimento de um novo sensor hemodinâmico não-invasivo que integra um sensor piezoeléctrico e um acelerómetro ligados a um circuito demodulador. O sensor acessa a forma de onda da pressão sanguínea, simulada através das bancadas de teste desenvolvidas ao longo deste projecto. Numa fase inicial, os sinais resultantes são adquiridos recorrendo á utilização dos módulos de aquisição USB NI-6008 ou USB NI-6210 associado a um gerador arbitrário de formas de onda (Agilent), a uma fonte de alimentação e a um computador. Numa fase posterior foi utilizado um dispositivo multifuncional capaz gerar, guardar, converter, medir e analisar sinais analógicos e digitais (Digilent) e um computador. Algoritmos capazes de processar os sinais foram desenvolvidos utilizando o Matlab. Os resultados das avaliações da performance do sistema são apresentados ao longo da dissertação, incluindo os testes de validação efectuados nas bancadas de teste e a descrição da metodologia aplicada à análise dos sinais recolhidos. Testes experimentais provaram a eficiência da caixa de aquisição e da última versão da bancada de teste, permitindo adquirir, com precisão, sinais referentes à pressão arterial e à sua forma de onda. Palavras-Chave Doenças Cardiovasculares, Hipertensão, Forma de onda da pressão sanguínea da Carótida, Sensor Piezoeléctrico, Acelerómetro, Modulação, Desmodulação.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Biomédica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28097
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Final Pâmela.pdf7.36 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

373
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

292
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.