Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28047
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 com secundário José Falcão de Miranda do Corvo, junto da turma do 7º A, no ano letivo 2013-2014 : atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física
Authors: Ferreira, Raquel Maria Lucas 
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Ferreira, R. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Esta etapa representa o culminar da formação académica em que são colocados em prática, em contexto real, todos os conhecimentos adquiridos até ao momento. Todas as experiências vivenciadas, aprendizagens e conhecimentos adquiridos permitem-nos hoje o desempenho de uma prática pedagógica de mestria na área da Educação Física. O Relatório Final de Estágio pretende a realização de uma reflexão por parte do estagiário, relativa às atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante o estágio pedagógico, contemplando sempre as suas expectativas iniciais. Este documento contempla três grandes capítulos. O primeiro é uma área essencialmente descritiva relativamente à contextualização pedagógica. O segundo consiste numa reflexão crítica das práticas pedagógicas realizadas. Por último, o terceiro capítulo pretende ser um aprofundamento de um tema/problema. O tema/problema selecionado foram as atitudes dos alunos sem deficiência face inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na Educação Física. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, no ano letivo de 2013/2014, para a disciplina de Educação Física ao 7º ano de escolaridade. The Final Training Report falls within the scope of the Course Training Report, the 2nd year of the Master in Teaching Physical Education Primary and Secondary Education, Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. This step is the culmination of academic training in which are put into practice, in the real world, all the knowledge acquired so far. All the experiences, skills and knowledge acquired today allow us the performance of a pedagogical practice of mastery in the area of Physical Education. The main goal of the Final Training Report is to conduct to a reflection of the trainee on the developed and knowledge acquired during the practicum activities, always contemplating their initial expectations. This document contains three main chapters. The first is an essentially descriptive area regarding pedagogical context. The second is a critical reflection on the practices carried out. Finally, the third chapter will be a deepening of an issue / problem. The issue / problem selected were the attitudes of students without disabilities face inclusion of pupils with special educational needs in physical education. The Pedagogical Training was conducted in Secondary School with Joseph Falcon Miranda do Corvo, in school year 2013/2014, to the discipline of Physical Education through the 7th grade.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básicos e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28047
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio - Raquel.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

299
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,047
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.