Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28042
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Celeste dos Santos Romualdo-
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorBarata, Carlos Antonino Francisco-
dc.date.accessioned2015-01-14T12:37:18Z-
dc.date.available2015-01-14T12:37:18Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28042-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra e Departamento de Ciências da Vidapt
dc.description.abstractO presente relatório é referente ao período de Estágio Pedagógico, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O relatório descreve e analisa as atividades organizadas e desenvolvidas durante o estágio realizado na Escola Secundária D. Duarte, durante o ano letivo de 2013/2014. As práticas letivas foram circunscritas ao lecionamento supervisionado dos temas selecionados em Geologia e Biologia do 10º ano. Mais concretamente, os Métodos de estudo para o interior da geosfera e Vulcanologia e o Transporte nas plantas. Neste trabalho participaram alunos de duas turmas tendo sido lecionado o conteúdo de Geologia à turma A e o de Biologia à turma B. As estratégias e os recursos foram avaliados por intermédio de instrumentos de avaliação: diagnóstica (pré-teste e pós-teste, no início e final, respetivamente, de cada um dos períodos de lecionamento); sumativa (questões, específicas dos conteúdos selecionados, e integradas no terceiro e quinto teste sumativo); e questionários. Tanto em Geologia como em Biologia, verificou-se evolução positiva nos resultados do pré para o pós-teste. Relativamente aos testes sumativos, a avaliação foi diferenciada em procedimental e conceptual. Apesar dos resultados positivos a nível conceptual, os alunos revelaram muitas dificuldades a nível procedimental, provavelmente relacionado com o facto de a amostra ter uma média de idades inferior a 15 anos, não tendo sido preparados para o tipo de questões (itens de construção) utilizadas na avaliação procedimental. A análise dos resultados permitiu concluir que as estratégias e recursos tiveram influência na construção dos conhecimentos científicos de Geologia e Biologia. Nos questionários, os alunos também consideraram que as estratégias e recursos contribuíram para as suas aprendizagens. Neste trabalho, identificam-se as limitações das estratégias, dos recursos e dos procedimentos do docente, propondo-se possíveis alternativas e soluções.pt
dc.description.abstractThis report comprises the period of Pedagogical Training, developed within the framework of the Master in Teaching of Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The report describes and analyzes the activities organized and carried out during the internship at D. Duarte High School, throughout the academic year of 2013/2014. The practices were confined to the supervised teaching of the selected themes in 10th grade Geology and Biology. Specifically, the Methods of study into the interior of the geosphere and Volcanology and Transport in plants. Students from two classes participated in this work, having been taught the content of Geology in class A and of Biology in class B. Strategies and resources were evaluated by means of assessment tools: diagnostic (pre-test and post-test, respectively in the beginning and end of each of the teaching periods); summative (specific questions of the selected content, and integrated in the third and fifth summative test); and questionnaires. It was ascertain, both in Biology and Geology, a positive development of the results from the pre to the post-test. Regarding summative tests, evaluation was differentiated as procedural and conceptual. Despite the positive results at the conceptual level, students revealed many difficulties in the procedural level, probably related to the fact that the age average of the sample was less than 15 years old and had not been prepared for the type of questions (building items) used in the procedural evaluation. The analysis of the results permitted to conclude that the strategies and resources influenced the construction of scientific knowledge of geology and biology. In the questionnaires, students also felt that the strategies and resources contributed to their learning. In this work are identified the limitations of the strategies, resources and teacher procedures, proposing possible alternatives and solutions.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEnsino e aprendizagempt
dc.subjectEstratégiaspt
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt
dc.subjectTransporte nas plantaspt
dc.subjectVulcanologiapt
dc.titleDo interior da terra ao interior das plantas : práticas letivas em geologia e biologia no 10º ano de escolaridadept
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedYespor
dc.date.embargo2014-01-01*
dc.identifier.tid201669889pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e de Geologia-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7922-0000-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8761-2151-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_CarlosBarata.pdf3.81 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.