Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28040
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Celeste dos Santos Romualdo-
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorMoreira, Carlos Miguel Alves-
dc.date.accessioned2015-01-14T12:04:55Z-
dc.date.available2015-01-14T12:04:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28040-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra e Departamento de Ciências da Vida.pt
dc.description.abstractO estudo foi conduzido ao longo de um Estágio Pedagógico numa turma do 11º ano de escolaridade na disciplina de Biologia e Geologia, numa Escola Secundária de Coimbra. Foram elaborados materiais didáticos com especial ênfase para as atividades práticas e instrumentos de avaliação para as unidades didáticas Evolução biológica e Exploração sustentada de recursos geológicos, aplicados no sentido de verificar se ocorreu aprendizagem significativa dos conceitos lecionados após a realização dos mesmos. As atividades práticas são um recurso cada vez mais utilizado pelos professores na disciplina de Biologia e Geologia por motivar os alunos e torná-los agentes ativos na sua própria aprendizagem. As atividades práticas de papel e lápis, resolução de problemas e exercícios revelaram-se muito importantes no ensino e aprendizagem das unidades didáticas de Biologia e Geologia e no desenvolvimento de competências. Os instrumentos de avaliação utilizados para obtenção de dados e para responder às questões de investigação, foram o pré-teste e pós-teste, a lecionação das unidades didáticas, os testes de avaliação sumativa, as grelhas de observação e avaliação e os questionários relativos a algumas das estratégias implementadas. De uma forma geral os resultados obtidos evidenciam que as estratégias utilizadas proporcionaram a aprendizagem e consolidação de conhecimentos e uma maior motivação dos alunos na realização de atividades práticas laboratoriais. Por outro lado, permitiu uma reflexão acerca das potencialidades e limitações das práticas letivas implementadas e dos materiais utilizados.pt
dc.description.abstractThis project consists of a study on the practice activities implemented for teaching and learning with students of the 11th grade in the discipline of Biology and Geology, carried out in a Secondary School of Coimbra during the teaching practice. Instructional materials were built with an emphasis on practical activities and assessment tools to the topics Biological Evolution and Sustainable exploration of Geological Resources. Practical work is a feature increasingly used by teachers in the subject of Biology and Geology because it motivates students, becoming an active agent of their learning. Practical activities of paper and pencil, problem solving and exercises have proved to be very important in the teaching and learning on the units of Biology and Geology as well as skills development. The assessment instruments used to obtain data to answer the research questions proposed were the pre-test and post-test, the teaching of the didactic units, the summative assessment, observation grids and evaluation grids for the V Gowin and, finally, questionnaires regarding some of the strategies. Overall, the results show that the strategies implemented contributed to the consolidation of learning and knowledge relating the subjects taught, verifying a greater motivation and interest of students in carrying out laboratory work. On the other hand, this study allows a reflection over the potential and limitations of the implemented teaching practices and instructional materials used.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAtividades práticaspt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectEstratégias de ensino e aprendizagempt
dc.subjectEvolução biológicapt
dc.subjectExploração sustentada de recursos geológicospt
dc.titlePráticas letivas em Biologia e Geologia com alunos do 11º ano de escolaridade : Evolução biológica e Exploração sustentada de recursos geológicospt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedYespor
dc.date.embargo2014-01-01*
dc.identifier.tid201669340pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e de Geologia-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7922-0000-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8761-2151-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio_MEBG_Carlos Miguel Alves Moreira.pdf11.01 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

972
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

5,237
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.