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Title: Constituintes básicos da célula, nutrição nos seres heterotróficos e o papel da sismologia no estudo da Terra : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade
Authors: Marques, Carla Sofia da Silva 
Orientador: Gomes, Celeste dos Santos Romualdo
Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Keywords: Constituintes básicos da célula; 10º ano; Nutrição seres heterotróficos; Práticas de ensino supervisionada; Sismologia
Issue Date: 2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico e Relatório do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Os objetivos gerais deste trabalho foram descrever as experiências de ensino e aprendizagem vivenciadas durante o estágio pedagógico, apresentar os métodos, estratégias e recursos selecionados para utilizar na prática letiva, apresentar os resultados relativos ao impacto dos métodos, estratégias e recursos usados durante a prática de ensino supervisionado e relacionar a prática docente com a investigação educacional. A realização da prática de ensino supervisionado foi desenvolvida na Escola Secundária D. Duarte. Os temas das aulas foram os constituintes básicos da célula e obtenção de matéria pelos organismos heterotróficos - em Biologia, e nos temas - sismologia e seus contributos para o conhecimento da estrutura interna da Terra - em Geologia. Neste estudo participaram 37 alunos de duas turmas do 10º ano de escolaridade. A componente de Biologia foi lecionada na turma A e a de Geologia na turma B. Para avaliar as estratégias e recursos implementados, durante a prática letiva, foram utilizados os dados dos testes de avaliação diagnóstica, (pré-teste e pós-teste) e sumativa, dos trabalhos realizados pelos alunos e dos questionários sobre as animações, fichas de trabalho, atividades laboratoriais e participação no IX Congresso de Jovens Geocientistas. A análise dos resultados revelou que os alunos desenvolveram aprendizagens, tanto em Biologia como em Geologia. A maioria dos alunos obtiveram resultados satisfatórios, a Biologia, denotando-se alguma dificuldade em responder corretamente às questões procedimentais, o que provavelmente se deve à falta de preparação dos alunos para responder a itens de construção. Os resultados insatisfatórios, obtidos no teste de avaliação sumativa de Geologia, deveram-se provavelmente, ao rendimento inferior da turma B quando comparada com a turma A. Os alunos consideraram que os recursos utilizados durante a lecionação, contribuíram para a evolução das suas aprendizagens. Este relatório termina com uma reflexão sobre as vantagens e limitações das estratégias e recursos utilizados, sugerindo-se algumas alternativas para melhorar as práticas letivas.
This report was conducted under the curriculm unit of Teacher Training and Report of the Master in Teaching Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The global aims of this study were to describe the experiences of teaching and learning experienced during the teacher training, presenting the methods, strategies and resources selected for use in teaching practice, present the results obtained from the impact of the methods, strategies and resources used during supervised teaching practice and relate the teaching practice with the educational research. The supervised teaching practice was developed at D. Duarte High School and the themes selected were the basic constituents of the cell and energy obtain by heterotrophic organisms - in biology, and themes - seismology and their contributions to the knowledge of the internal structure of the Earth – in Geology. In this study participated 37 students from two classes of 10th grade. The Biology component was taught in class A and the Geology in class B. To evaluate the implemented strategies and resources in teaching practice, were used data from diagnostic assessment tests (pretest and posttest) and summative, the work done by students and questionnaires about the animations, worksheets, lab activities and participation in the IX Congress of Young Geoscientists. The results analysis revealed that students developed learning in both Biology and Geology. Most students have obtained satisfactory results, in Biology, denoting up some difficulty in correctly answer procedural questions, which was probably due to the lack of students preparation to respond to construction items. The unsatisfactory results obtained in the summative test of Geology, were probably due to the lower income class B compared with class A. The students considerate that the resources used during the teaching practice, contributed to the evolution of their learning. This report concludes with a reflection on the strengths and limitations of the strategies and resources used, suggesting some alternatives to improve teaching practices.
Description: Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra e Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/28037
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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