Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27990
Title: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento Escolas de Oliveirinha, na E.B. 2-3 Castro Matoso, junto da turma C do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014 | Authors: | Oliveira, Bruno Jóni Neves | Orientador: | Silva, Elsa | Keywords: | Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica | Issue Date: | 2014 | Citation: | Oliveira, B. (2014). Relatório Final de Estágio Pedagógico. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. | Abstract: | O Estágio Pedagógico promove a aquisição de um conjunto de saberes profissionais e pessoais que servirão como base de sustentação para uma possível integração na carreira docente, na área curricular de Educação Física. Resultou na aplicação, em contexto real, de todas as práticas pedagógicas (anteriormente experienciadas) e dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação inicial, através de uma prática docente supervisionada e orientada. Este documento é intrínseco às unidades curriculares de Estágio Pedagógico e de Relatório de Estágio, constantes do Plano Curricular do Mestrado em Ensino da Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. Esta prática foi desenvolvida no Agrupamento de Escolas de Oliveirinha, Escola Básica de 2º e 3º Ciclos Castro Matoso, na turma C, do 8º ano, no ano letivo de 2013/2014. Este documento tem como finalidade refletir acerca das atividades desenvolvidas no âmbito da nossa intervenção pedagógica. Nesta reflexão mobilizaremos não só os conhecimentos adquiridos ao longo das atividades letivas e não letivas, mas também a partilha de ideias e experiências, dentro do núcleo de estágio, e os conhecimentos transmitidos pelos professores orientadores. Referiremos o que ocorreu em cada tarefa cumprida, no que concerne o grupo turma e no que se refere à execução das tarefas e implementação de estratégias. Importa referirmos que toda a nossa experiência, ao longo do período de Estágio Pedagógico, assenta nos princípios da “diferenciação”, “adequação” e “flexibilidade”, em função da especificidade de cada aluno e da promoção das suas aprendizagens. Este documento reflete momentos diversos, a saber: contextualização da prática de estágio, expectativas pessoais e objetivos definidos inicialmente, reflexões relativas às decisões tomadas, o planeamento, a realização e a avaliação, tendo em conta as dificuldades sentidas e a evolução, tanto pessoal como da turma, e ainda pelo aprofundamento do tema “Estratégias para o controlo do clima de aula”, que nos acompanhou ao longo de todo este percurso. The Practicum promotes the acquisition of professional and personal knowledge which will be the basis to the integration in the teaching career within the area of Physical Education. The practice resulted in the application, in a real context, of all pedagogic practices and theoretic acquaintances, acquired along the initial formation, through a supervised and guided teaching practice. This document respects the Teaching Practice and the Practice Report within the syllabus of the Master’s Degree in Physical Education Teaching (Elementary and Secondary School) of the College of Sciences of Sport and Physical Education from the University of Coimbra. The practice occurred at the Castro Matoso Elementary School, 8th Form, Class C, in the school year of 2013/2014. The aim of this document is to reflect about the implemented activities within the teaching practice. Therefore we will not only mobilize the acquired knowledge during our work at school but also share the ideas, the experiences, among the elements of the group as well as the guidance of the senior teachers (supervisors). In fact they were a very important link in this chain as they corrected us, when we were not so perfect technically or in our relation with the students we were dealing with. Our whole experience and practice was based on the principles of “differentiation”, “adequacy” and “flexibility” as far as the students and their learning process was concerned. This document conveys the context of the teaching practice, our expectations concerning the process, the initially established objectives, the reflections about the decisions we made, the planning, the evaluation, considering the main difficulties we felt, and the evolution we suffered (students and teacher). It also conveys the development of the topic “Strategies to control the setting in the classroom” which has followed us all through the process. | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27990 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final Estágio Pedagógico - Bruno Oliveira.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
250
checked on Nov 6, 2024
Download(s)
395
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.