Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27984
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Abreu, Antero | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Inês Moura | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-06T17:45:25Z | - |
dc.date.available | 2015-01-06T17:45:25Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Ferreira, I. (2014). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª. Maria Alice Gouveia, junto da turma D do 8º ano no ano letivo de 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/27984 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | O Relatório de Estágio surge no âmbito do Estágio Pedagógico que integra as unidades curriculares que compõem o ciclo de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. O presente Relatório traduz todo o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio, que teve lugar na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, no ano letivo 2013/14, junto da turma D do 8º ano. O Estágio Pedagógico revela-se uma etapa fundamental no processo de formação de futuros professores, pois permite a aplicação dos conhecimentos científicos adquiridos na formação inicial, potenciando o seu desenvolvimento através da intervenção pedagógica em situação real, num contexto específico – meio escolar. O Relatório de Estágio encontra-se dividido em três temas principais: a contextualização da prática pedagógica, a análise reflexiva da prática pedagógica e o desenvolvimento do tema/problema. Na contextualização da prática é realizada a caraterização do contexto onde foi desenvolvido o Estágio, a definição das expetativas e fragilidades de desempenho iniciais, bem como o projeto de formação individual. A análise reflexiva sobre a prática pedagógica contempla uma perspetiva reflexiva e crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da prática docente, destacando as aprendizagens realizadas, as dificuldades defrontadas bem comos as estratégias e opções tomadas para fazer frente aos condicionalismos com que nos deparámos. Por fim, o aprofundamento do tema/problema concretiza-se no estudo de mobilização de dois estilos de ensino (estilo de ensino por comando e estilo de ensino recíproco), do Espetro de Estilos de Ensino (Mosston e Ashworth, 1966) e recai sobre a sua influência nas aprendizagens dos alunos. The Traineeship Report is a result of the Pedagogical Training and these integrate the curricular units which form the cycle of studies for the Masters in Teaching Physical Education at Primary and Secondary Levels by the University of Coimbra. It reflects all the work developed throughout the Traineeship, which took place at Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia during the 2013/2014 academic year with Class D of Grade 8. The Pedagogical Training proves a fundamental step in the training process of future teachers since it allows for the application of scientific knowledge acquired during initial training, thus promoting its development through real-life pedagogical intervention in a school-specific context. The Traineeship Report is divided into three main themes: the contextualisation of pedagogical practice, the reflective analysis of the pedagogical practice and the development of the problemtheme. Within the contextualisation of the practice, the following is carried out: the characterisation of the context where the Traineeship took place, the defining of the initial expectations and performance weaknesses as well as the individual training project. The reflective analysis of the pedagogical practice includes a reflective and critical perspective on the work developed within the practice of teaching, highlighting the learning experiences, the difficulties encountered and the strategies and options selected to tackle the constraints which we encountered. Lastly, a deeper analysis of the problem-theme is provided in the mobilization study of two teaching styles (command style of teaching and reciprocal style of teaching), from the Spectrum of Teaching Styles (Mosston & Ashworth, 1966), and focuses on their influence on student learning. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014 | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.identifier.tid | 201341298 | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1314_Inês_Ferreira.pdf | 542.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.