Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27977
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 da Mealhada junto da turma do 8º C no ano letivo de 2013-2014
Authors: Silva, João Cardoso Ferreira 
Orientador: Martins, Raul
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Silva, J. (2014). Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº2 da Mealhada junto da turma do 8ºC no ano letivo 2013/2014. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Relatório Final de Estágio Pedagógico surge no âmbito do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Básica Nº 2 da Mealhada. O estágio pedagógico realizado representa o culminar da nossa formação académica e o início da formação profissional, em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos permitem-nos hoje apresentar as competências necessárias para o desenvolvimento de uma prática docente na área da Educação Física. O Relatório Final de Estágio tem como objetivo a reflexão final acerca das práticas pedagógicas realizadas englobadas em três grandes domínios profissionais da prática docente: Planeamento do Ensino, a Condução do Ensino-Aprendizagem (Realização) e a Avaliação, acrescentando a estas dimensões a componente Ética Profissional presente em toda a prática docente. Pretende também identificar as dificuldades e necessidades de formação, analisar a componente ético-profissional e exaltar a importância da aprendizagem realizada. Será ainda realizado o aprofundamento do tema Perturbação da Hiperatividade com Défice de Atenção na Educação Física. The Final Report of Pedagogical Trainee Programme arises in the scope of the Master in Physical Education Teaching at Primary and Secondary Level by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, developed in the Escola Básica Nº2 from Mealhada. The pedagogical training phase represents the end of our academical formation and the beginning of the professional realization, where all the experiences and knowledge acquired permit us to properly exercise in teaching Physical Education. The Final Report of Pedagogical Trainee Programme has as a target the final reflexion about the pedagogical manners performed in three big professional dominions of teaching: Plan of Education, the Passage of Education-Learning (Realization) and Evaluation, adding to this three dimensions the Professional Ethics, always present in teaching exercise. It pretends to identify the difficulty and needs of instruction, analyse the ethics-professional component and exalt the importance of the learning realized. Also, the subject of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder in Physical Education, is focused in this report.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27977
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1314_João_Silva.pdf862.14 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

209
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

456
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.