Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27911
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Abreu, Antero | - |
dc.contributor.author | Morgado, Patrícia Dias | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-16T11:16:41Z | - |
dc.date.available | 2014-12-16T11:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Morgado, P. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo 2013/2014. Mobilização do Estilo de Ensino por Tarefa. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/27911 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | O estágio pedagógico é o momento fulcral de formação profissional. Exige, incontornavelmente, uma panóplia infindável de conhecimentos práticos e teóricos, que encaramos como instrumentos de trabalho, que me possibilitaram desenvolver com mestria atividades pedagógicas, de promoção do ensino. Sumario o ano de estágio enquanto processo de desenvolvimento pessoal, de promoção de facilitadores de aprendizagem, sendo intercessora de uma individualização pedagógica, direcionada para as reais necessidades do aluno. Em todo o processo de ensino e aprendizagem (EA), considerei fundamental a aplicação e gestão de diversas extensões pedagógicas: instrução direcionada para a objetividade; informações de retorno pertinentes; organização cuidada das aulas e tarefas (promovendo essencialmente a segurança e ambiente favorável à aprendizagem) e promoção da avaliação enquanto reguladora no processo, tendo por base os critérios e exigências delineadas no PNEF (Programa Nacional de Educação Física). Os Estilos de Ensino propostos por Mosston (1994 e 2008) são, incontestavelmente, formas de comportamento a adotar, pressupondo uma sequência de tomada de decisões. Logo e, como imensas dúvidas foram surgindo ao longo do ano, procuro no presente relatório descrever pormenorizadamente a minha atuação pedagógica aquando da utilização do Estilo de Ensino por Tarefa. Estilo de Ensino que apliquei maioritariamente por forma a promover o sucesso do ensino. Por conforto? Por saber aplicá-lo corretamente? Por achar que o sei aplicar? Porque os alunos aprendem mais? A proposta de criação de uma ficha de treino permite averiguar fundamentalmente e, dentro dos atributos que considerei fulcrais, as dificuldades inerentes à sua aplicação e, comparar a perceção da ação desenvolvida com a dos meus colegas no Núcleo de Estágio da Escola Secundária Infanta D. Maria. The most important moment of pedagogical internship is the professional training. It requires, unavoidably, an endless range of practical and theoretical knowledge, which we regard as tools, which enabled me to develop mastery teaching activities that promoted education. I summarize this year as a personal development, of promotion of learning enablers, playing the role of a pedagogical individualization intercessor focused on the real needs of the student process. Throughout the TL (Teaching-Learning) process, I’ve considered essential to implement and manage several pedagogical extensions: instruction directed to objectivity; relevant information return; careful organization of lessons and tasks (essentially promoting safety and a pleasant environment which led to learning) and the promotion of evaluation as the regulator of the process, based on the criteria and requirements outlined in NPPE (National Program of Physical Education). The Teaching Styles proposed by Mosston (1994 e 2008) are undoubtedly forms of behavior to adopt, when assuming a sequence of decisions. Therefore and as huge doubts began to arise over the year, I try to describe, in detail, in this report my pedagogical activity during the use of the Teaching Style by Task. Teaching Style I applied mainly in order to promote successful teaching. Because it was comfortable? To properly know how to apply it? To think that I know how to apply it? Because students learn more? The proposed establishment of a training sheet fundamentally allows the checking, within the central attributes, of the difficulties involved in their enforcement and compares the perception of action developed with my colleagues at the Center Stage of the Secondary School Infanta D. Maria. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma C do 7º ano, no ano letivo de 2013-2014 : mobilização do estilo de ensino por tarefa | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.identifier.tid | 201341360 | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1314_Patrícia_Morgado.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.