Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27885
Title: | O conselho municipal de educação na configuração da política educativa local | Authors: | Cardo, Maria Teodora Freire Gonçalves | Orientador: | Seixas, Ana Maria Magalhães Teixeira de Matos, Armanda Pinto da Mota |
Keywords: | Política educativa; Poder local | Issue Date: | 2014 | Serial title, monograph or event: | O conselho municipal de educação na configuração da política educativa local | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Num contexto caracterizado por mudanças que têm vindo a dar maior
protagonismo à ação dos municípios na condução da política educativa local,
desenvolvemos o presente estudo, de natureza qualitativa, com o objetivo de
conhecer as perceções dos membros do Conselho Municipal de Educação de
Leiria (CMEL) sobre o papel e o desempenho do CME na configuração da política
educativa local (PEL).
O estudo de caso foi a metodologia adotada e a entrevista
semiestruturada a técnica de recolha de dados utilizada, tendo ainda sido
efetuada análise documental.
Este estudo de caso conta a história do CMEL desde a sua criação até à
atualidade, privilegiando-se as dinâmicas de participação dos seus
representantes institucionais, as parcerias desenvolvidas, e a articulação entre a
política local e central.
Os resultados obtidos revelam que o CMEL foi criado e moldado de
acordo com o contexto político local.
O CMEL é um potenciador de reflexão entre os diferentes parceiros,
constatando-se uma articulação entre o poder local e as diversas estruturas
educativas, que justificam a necessidade da continuidade do CMEL, na expetativa
de este conduzir a uma política educativa local. In a context characterized by changes that have been giving greater protagonism to the municipalities action in directing the local educational policy, we have developed the present study of a qualitative nature, with the aim of understanding the perceptions of members of the county Municipal Education of Leiria (CMEL) concerning the role and performance of the CME in the setting of local education policy (PEL). The study case methodology was adopted and the semi structured interview technique for data collection used, and documentary analysis done yet. This study case tells the story of CMEL since its creation to the present, privileging dynamic participation of institutional representatives, the developed partnerships, and the articulation of local and central politics. The results obtained reveal that the CMEL was created and molded according to the local political context. The CMEL is an enhancer reflection between different partners though there is a relationship between the local authorities and various educational structures that justify the need for continuity of the CMEL expecting that they could lead to a local education policy. |
Description: | Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27885 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE - Maria Teodora Cardo.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
362
checked on Oct 8, 2024
Download(s) 50
526
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.