Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/27791
Title: O processo de aprendizagem do cuidador informal do doente queimado: implicações educativas no planeamento da alta e na continuidade dos cuidados
Authors: Gomes, Mónica Alexandra Trindade 
Orientador: Oliveira, Albertina Lima de
Keywords: Cuidador informal
Issue Date: 30-Oct-2014
Serial title, monograph or event: O processo de aprendizagem do cuidador informal do doente queimado: implicações educativas no planeamento da alta e na continuidade dos cuidados
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As lesões por queimadura constituem um dos traumas mais severos que o ser humano pode experienciar, com grande impacto biopsicossocial, deixando na maior parte das vezes marcas físicas e psicológicas com as quais a pessoa terá que aprender a lidar até ao fim da sua vida. Encarada como um acontecimento súbito e inesperado, a queimadura vai desencadear alterações significativas na estrutura e dinâmicas familiares. Após a alta hospitalar, a família, uma referência na prestação dos cuidados informais, confronta-se com a necessidade de um dos seus elementos assumir o papel de cuidador, que terá que realizar novas aprendizagens assim como a aquisição de competências para bem cuidar do seu familiar no domicílio. Com a realização deste estudo, é nosso propósito principal compreender como se desenvolve o processo de aprendizagem do familiar cuidador do doente queimado relativamente aos cuidados a prestar no domicílio, no sentido de se poder enriquecer e melhorar este processo, encarando o cuidador como um adulto aprendente com uma vasta panóplia de experiências vivenciadas. Pretendemos, ainda, que o presente estudo constitua uma ferramenta útil em Enfermagem, no que concerne à preparação para a alta e à garantia da continuidade dos cuidados do doente queimado no domicílio. Para tal, suportámo-nos numa metodologia de base qualitativa, selecionando como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada, que aplicámos a dez familiares cuidadores do doente queimado (com episódio de internamento na Unidade Funcional de Queimados), que frequentam a Consulta Externa de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Os principais resultados, decorrentes da análise do discurso dos entrevistados, evidenciam as experiências prévias como um recurso fulcral no processo de aprendizagem destes cuidadores, o que corrobora os princípios que sustentam a andragogia. Verificámos ainda, que os cuidadores do doente queimado orientam as suas aprendizagens no sentido da resolução dos seus problemas que decorrem da assunção de um novo papel, o de cuidador principal do seu familiar queimado.Os entrevistados consolidaram o papel da observação direta e da demonstração prática em contexto hospitalar como os métodos de ensino que lhes permitem aprender a cuidar melhor do seu familiar queimado no domicílio. É fulcral que os profissionais de saúde, nomeadamente os enfermeiros da Unidade Funcional de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, incluam a família o mais precocemente possível no processo de preparação para a alta do doente queimado, tendo como referência o elemento que irá assumir o papel de cuidador no domicílio.
Burn injuries are among the most severe traumas that humans may experience, with a great biopsychossocial impact, leaving most of the times physical and psychological marks which one must have to learn to deal with until the end of its life. Seen as a sudden and unexpected event, the burn will trigger significant changes in the structure and family dynamics. After discharge from hospital, the family, a reference in the provision of informal care, is faced with the need for one of its elements to assume the role of caregiver, who must undertake new learning’s as well as acquire skills regarding taking good care of their relative at home. With this study, our main purpose is to understand how the learning process of the burn patient relative caregiver regarding the care at home develops, in the sense of being able to enrich and improve this process, facing the caregiver as an adult learner with a wide range of experiences. We also aim that this study can become a useful tool in Nursing, regarding the preparation for discharge and ensuring the continuity of care of the burn patient at home. For this purpose, we carried out a qualitative study, based on semi-structured interviews, that we have applied to ten relatives caregivers of the burned patient (with inpatient episodes in the Burned Functional Unit), that attended the External Consultation for Burned in Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. The main results arising from the interviews analyses, show that experience is a key resource in the learning process of these caregivers, which corroborates the principles underlying andragogy. Also noticed that the burn patient caregivers guide their learning towards the resolution of their problems arising from the development of a new role, the primary caregiver of her family burned. Respondents consolidated the role of direct observation and practical demonstration in the hospital setting as teaching methods that allow them to learn to take better care of patient at home. It is crucial that health professionals, particularly nurses of the Burned Functional Unit in Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, include the family as early as possible in the preparation process for the high burn patients, with reference to the element that will take the main role of caregiver in the home.
Description: Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27791
Rights: openAccess
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