Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27780
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBidarra, Maria da Graça Amaro-
dc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
dc.contributor.authorLima, Vera Lúcia dos Santos Pedroso de-
dc.date.accessioned2014-12-04T11:49:03Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27780-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA escola, enquanto instituição social, tem como função possibilitar o acesso e sucesso dos alunos, a igualdade de oportunidades, independentemente do seu estatuto social. Para isso é necessário que a escola seja eficaz no desempenho desta função que à partida parece tão simples, mas que se torna tão difícil de realizar. Foi neste sentido, que começámos por fazer uma revisão da literatura sobre os vários significados do conceito de eficácia das escolas, das medidas e fatores que lhe estão associados, bem como do modo como se avaliam as escolas. Constatando a dificuldade de definir e medir a eficácia escolar, foi nosso objetivo conhecer as perceções dos professores sobre a eficácia das escolas em que prestam serviço e relacionar essa perceção com os resultados da avaliação externa levada a cabo pela IGEC. Para o efeito realizámos um inquérito com recurso ao questionário, que incluiu uma Escala de Perceção da Eficácia da Escola (EPEE) construída com base no quadro de referência da avaliação externa de escolas, aplicada aos professores de um agrupamento do distrito de Coimbra. Os dados revelam maior convergência entre a perceção global dos docentes e as classificações da AEE no domínio da Prestação do Serviço Educativo, registando-se menor convergência relativamente aos domínios Resultados e Liderança e Gestão. Verificam-se, no entanto, fracas correlações, entre as respostas obtidas na EPEE e a perceção global nos domínios correspondentes, em particular entre as pontuações da escala no domínio dos Resultados e a perceção global do desempenho neste domínio. Estes dados apontam, mais uma vez, para a dificuldade de operacionalização e a necessidade de validação das medidas adotadas e mais concretamente para a questão da redução dos resultados das escolas aos resultados académicos.por
dc.description.abstractThe school as a social institution, provides access and success for students, as well as, equal opportunities, regardless their social status. Therefore the school must be effective in this role which initially seems so simple, but it becomes so difficult to accomplish. With this in mind, we started to do a literature review about the several meanings of the concept of school effectiveness, and all the factors which are associated to it, as well as, the way schools are evaluated. Noting the difficulty of defining and measuring school effectiveness, our goal was to know the teachers’ perceptions about the effectiveness of the schools where they work and to relate this perception with the results of the external evaluation carried out by IGEC. For this purpose we conducted a survey using a questionnaire that included a range Perception of School Effectiveness made according to the reference of the external evaluation of schools, applied to a grouping teachers of the district of Coimbra. The results show a biggest convergence between the teachers’ global perception and the ratings of AEE in the Provision of Educational Services area, registering lower convergence in the areas of Results and Leadership and Management. There are, however, weak correlations between the obtained responses in the EPEE and the global perception at the corresponding domains, mainly between the scores of the scale in the area of the results and the global perception of performance in this area. These results indicate, once again, the difficulty of implementation and the need for validation of the measures adopted and more specifically to the issue of reducing schools results to the academic results.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscolapor
dc.titleEscolas eficazes: dos indicadores à perceção dos docentespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEscolas eficazes: dos indicadores à perceção dos docentespor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201443074-
uc.controloAutoridadeSim-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-7150-4087-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6137-2842-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Vera Lima.pdf498.1 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,985
checked on May 21, 2024

Download(s) 50

900
checked on May 21, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.