Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27777
Title: Experiências precoces e comportamento agressivo em adolescentes com problemas de comportamento: o papel mediador da vergonha e do coping com a vergonha
Authors: Oliveira, Ana Cláudia Borges 
Orientador: Rijo, Daniel Maria Bugalho
Keywords: Comportamento agressivo; Coping
Issue Date: 26-Sep-2014
Serial title, monograph or event: Experiências precoces e comportamento agressivo em adolescentes com problemas de comportamento: o papel mediador da vergonha e do coping com a vergonha
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Estudos anteriores destacam o forte impacto das experiências precoces na vergonha e no comportamento agressivo, bem como em outras psicopatologias. Apesar de a literatura suportar o papel crucial da vergonha na saúde mental, o seu efeito preditivo não é totalmente claro em algumas perturbações, como nas Perturbações Disruptivas. Estudos recentes têm também apontado a importância das estratégias utilizadas pelos indivíduos para lidar com a vergonha. Este estudo transversal explora o efeito mediador da vergonha e das estratégias de coping com a vergonha na relação entre as experiências precoces e o comportamento agressivo em 283 adolescentes diagnosticados com Perturbações Disruptivas ou Perturbação da Personalidade Antissocial. A análise de mediação mostra que a vergonha e as estratégias de coping com a vergonha medeiam a associação entre as experiências precoces (vergonha e calor/ segurança) e as diferentes dimensões do comportamento agressivo. As memórias precoces predizem significativamente os níveis atuais de vergonha. A vergonha prediz o comportamento agressivo, direta e indiretamente (através do coping com a vergonha). As estratégias de Ataque ao Outro e de Ataque ao Self predizem positivamente o comportamento agressivo, enquanto o Evitamento e a Fuga têm um efeito preditivo negativo. Estes resultados sugerem que indivíduos com comportamento agressivo podem envolver-se em estratégias de coping com a vergonha externalizantes ou internalizantes, embora pareçam recorrer principalmente às externalizantes, especialmente o Ataque ao Outro, a fim de lidar com a vergonha.
Previous studies highlight the strong impact of early experiences on shame and aggressive behavior, and on other psychopathologies. Even though supporting the crucial role of shame on mental health by growing evidence, the predictor impact of shame is not entirely clear in some disorders, like Disruptive Disorders. Recent studies have also pointed out the importance of strategies used by individuals to cope with shame. This cross-sectional study explores the potential mediator effect of shame and shame coping styles in the relationship between early experiences and aggressive behavior in 283 adolescents with Disruptive Disorders or Antisocial Personality Disorder. Moderator analysis results showed that shame and shame coping strategies mediate the association between early experiences (shame and warmth/safeness) and different dimensions of aggressive behavior (physical/verbal aggression, anger and hostility). Both types of early memories significantly predicted current levels of shame. Shame predicted the dimensions of aggressive behavior both directly and indirectly (through shame coping). Attack Other and Attack Self strategies positively predicted aggressive behavior, while Avoidance and Withdrawal had a negative predictor effect. These findings suggest that individuals with aggressive behavior may engage in externalized and internalized shame coping strategies, although they mainly seem to take on externalized ones, especially Attack Other, in order to cope with shame.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clinica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27777
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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