Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27686
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dc.contributor.advisorUrbano, Pedro Manuel Malaquias Pires-
dc.contributor.authorMacário, Ana Rita Figueiredo-
dc.date.accessioned2014-11-20T11:51:52Z-
dc.date.available2014-11-20T11:51:52Z-
dc.date.issued2014-09-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27686-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO stress pode afetar os estudantes do ensino superior em diversas áreas e contribuir para um conjunto de comportamentos de risco e de problemas comórbidos. As investigações têm salientado que as estratégias de coping, o apoio social e a qualidade de vida são variáveis que influenciam e são influenciadas pelo stress. Assim, o objetivo desta dissertação era analisar a vulnerabilidade ao stress, o coping, o apoio social e a qualidade de vida de uma amostra de sujeitos, bem como a relação que esses constructos mantêm entre si e com as variáveis sociodemográficas. A amostra foi constituída por 148 estudantes da Universidade de Coimbra, que responderam a cinco instrumentos: um questionário sociodemográfico, o Inventário de Resolução de Problemas (IRP), a Escala de Vulnerabilidade ao Stress (23 QVS), o EUROHIS-QOL-8 e a versão portuguesa do Convoy Model. Os resultados parecem indicar que as habilitações literárias da mãe influenciam a vulnerabilidade ao stress e a qualidade de vida dos sujeitos. Um nível socioeconómico mais alto parece estar associado a valores mais baixos de vulnerabilidade ao stress e a uma maior qualidade de vida. Relativamente ao coping, os resultados sugerem uma associação com a vulnerabilidade ao stress, a qualidade de vida e o apoio social. Uma maior vulnerabilidade ao stress parece estar relacionada com uma menor qualidade de vida e menor perceção de apoio social. Os resultados sugerem ainda, a possibilidade de uma melhor qualidade de vida se relacionar com uma maior perceção de apoio social.por
dc.description.abstractStress may affect university students in several ways and contribute to a number group of risky behaviors and also comorbid problems. Investigations have shown that coping strategies, social support and life quality both influence and are influenced by stress. Thus, the main point of this dissertation is to analyse vulnerability to stress, coping, social support and life quality in university students, as well as their interrelationships and their relationship to sociodemographic variables. The sample used was composed of 148 students of University of Coimbra who answered 5 questionnaires: a sociodemographic questionnaire, Inventário de Resolução de Problemas (IRP - the Social Problem-Solving Inventory), Escala de Vulnerabilidade ao Stress (23 QVS - the scale of vulnerability to stress), the EUROHIS-QOL-8 and the portuguese version of Convoy Model. The results seem to indicate that the educational qualifications of the student's mother influence how much students are afected by stress and life quality. A high socio-economic level reflects low values of vulnerability to stress and a better quality of life. With respect to coping, it was found that there is a relationship between coping and vulnerability to stress, life quality and social support. Higher levels of vulnerability to stress are related to lower levels of life quality and perception of social support. It was also verified that good social support and social life are related to a better quality of life.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectStress, copingpor
dc.subjectAluno do superiorpor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectApoio socialpor
dc.titleVulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superiorpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleVulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superiorpor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201443945-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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