Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27667
Title: Crenças parentais no desenvolvimento de uma criança com paralisia cerebral: estudo de caso
Authors: Martins, Ana Catarina da Silva 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira de
Keywords: Paralisia cerebral; Desenvolvimento socioemocional
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: Crenças parentais no desenvolvimento de uma criança com paralisia cerebral: estudo de caso
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O caso individual que mereceu a nossa atenção mediante um estudo de caso que, segundo Stake (2012) se caracteriza como instrumental, porque a partir dele procuramos responder a um problema de investigação, é de uma menina de 12 anos com paralisia cerebral. O problema reporta à compreensão da influência que as crenças parentais acerca do desenvolvimento podem exercer sobre o próprio desenvolvimento. O caso visado pode também ser considerado um estudo intrínseco, porque consistiu num caso de acompanhamento efetuado em prática de estágio curricular, cujas prioridades para promoção do desenvolvimento se identificaram ao nível das atitudes parentais na relação com a filha. Mais especificamente, procurou identificar-se crenças dos progenitores passíveis de, inadvertidamente, limitarem o potencial de desenvolvimento da criança, designadamente, em termos socioemocionais. Uma vez desenhado e implementado um plano de intervenção dirigido à promoção de competências da criança, mas também dos pais, relativamente à modificação sustentada das suas conceções em relação à filha, o objetivo é aprender, através deste estudo, como pode ser importante a intervenção sistémica focada na alteração dos padrões de comportamento da criança para alterar as crenças dos pais, ao mesmo tempo que, ao intervir diretamente com os pais, o efeito educativo na promoção de competências e modelação do comportamento da filha se pode traduzir em melhorias no bem-estar socioemocional da menina. Os resultados obtidos através da intervenção psicológica numa análise qualitativa demonstraram que as crenças dos pais exerciam efetivamente influência nas limitações socioemocionais da criança, diríamos, de maior peso do que as limitações da própria afetação da paralisia cerebral. Foi ainda importante perceber a carência que existe de uma intervenção precoce junto das crianças com paralisia cerebral e das suas famílias, de modo a contornar o impacto do diagnóstico, e dessa forma moderar o impacto das crenças parentais no desenvolvimento socioemocional destas crianças.
The individual case that got our attention, through a study case that, according to Stake (2012) is characterized as instrumental , because from it we seek to answer to a investigation problem reported to the understanding of the influence that parental beliefs about the development may have on the development itself, is, in this particular case, of a 12 year old girl with cerebral palsy. May the referred case still be considered an intrinsic study, because it consisted on a case of monitoring performed during the internship, whose priorities for the develmental promotion were identified as the parental behaviour in the relationship with their daughter.More specifically, we sought to identify the parents’s beliefs that could inadvertently limit the potential development of their child, particularly her socio-emotional development.Once designed and implemented an intervention plan for the promotion of skills for the child, but as also for the parents, regarding the sustained change in their conceptions about their daughter, the goal is to learn, through this study, how can systemic intervention focused on changing the behavior patterns of the child to change the beliefs of the parents be important, while, at the same time, direct intervention with the parents, may have the educational effect in promoting skills and modeling the daughter's behavior and this can be translated into improvements in the girl’s socioemotional welfare. The obtained results through the psychological intervention on a qualitative analysis showed that parents' beliefs effectively exerted influence on socioemotional child's limitations, we would say, of greater weight than the limitations of his own affectation of cerebral palsy. It was also important to understand that there is a shortage of early intervention with children with cerebral palsy and their families in order to circumvent the impact of the diagnosis, and thus moderate the impact of parental beliefs in socio-emotional development of these children.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27667
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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