Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27609
Title: City branding : cidade de Fátima
Authors: Duarte, Marisa Maria Farinha 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Branding; City branding; Place branding
Issue Date: 25-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Duarte, Marisa Maria - City branding : cidade de Fátima, Coimbra, 2014
Abstract: O crescimento da atividade turística veio impulsionar e alterar a forma como percecionamos os destinos. A globalização, despertou nas pessoas o desejo de conhecer o mundo, de viajar, de experienciar tudo aquilo, que hoje conhecem graças aos avanços tecnológicos. Os destinos, as cidades, os países já não são só meros lugares de residência, são agora encarados como produtos, com características semelhantes aos demais produtos, assim, apesar de não ser uma prática recente, sentiram necessidade de se fazer valer de ferramentas apropriadas à sua natureza, que auxiliassem a venda e promoção dos mesmos. A velocidade desenfreada a que tudo acorre na sociedade fez com que técnicas de marketing fossem utilizadas na promoção da marca da cidade, contudo, e pela importância que detém hoje o branding das cidades, rapidamente surgiram investigadores dispostos a dar seu contributo, de forma a ajudar os entidades responsáveis pela gestão territorial a alcançarem o lugar cimeiro que tanto anseiam. Assiste-se a uma verdadeira competição, que assumiu uma escala planetária, onde ganha o destino que demonstrar ter mais para oferecer, em detrimento de outro destino concorrente. Assim, surge a necessidade de explicitar o branding, e o city branding , bem como sua evolução para place branding. Não existe melhor forma de perceber os mecanismo de ação, do que através experimentação. Aplicou-se um modelo de avaliação place branding a uma cidade em concreto, de forma a avaliar como este processo ocorre no terreno, apoiado numa reflexão teórica.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27609
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE Marisa - 2014.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,613
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

817
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.