Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27594
Título: Customer LifeTime Value
Autor: Madeira, Maria João da Costa
Orientador: Coelho, Arnaldo
Antunes, António Fery
Antunes, António Oliveira
Data: 1-Out-2014
Editora: FEUC
Citação: Madeira, Maria João da Costa - Customer LifeTime Value, Coimbra, 2014
Resumo: Este relatório tem por objetivo traduzir o passado em quatro meses de trabalho, o período do meu estágio curricular. O tema escolhido foi o Customer LifeTime Value (CLV), um assunto atual, que tem dado origem a inúmeros estudos conceptuais e empíricos. Com este projeto pretendo mostrar que a empresa onde realizei o meu estágio, Banco Comercial Português, S.A. está cada vez mais preocupada em investir no relacionamento com os seus clientes. Hoje em dia é impossível para setor dos serviços sobreviver sem uma estratégia focada no marketing relacional, em particular pretendo comprovar esta reflexão na instituição onde decorreu o meu estágio. Tendo o próprio conceito de marketing como o ponto de partida, irei começar o meu trabalho explicando as origens do marketing de relacionamento, um conceito focado no cliente e na sua satisfação, com o intuito de o fidelizar. A ideia não é completamente nova, desde as primeiras trocas comerciais reconhecia-se que manter uma relação com um cliente, que não fosse apenas uma simples troca esporádica, seria benéfico para ambas as partes. Assim, os clientes podem beneficiar de eventuais facilidades de pagamento, descontos e acima de tudo, um conhecimento prévio da qualidade do produto, enquanto os comerciantes beneficiam de lucro imediato. Hoje em dia, existem algumas empresas pequenas que conseguiram sobreviver graças à relação que eles têm vindo a construir com seus clientes ao longo dos anos. Em seguida abordarei a temática da lealdade como vínculo inevitável desta área de estudo. Apenas o desenvolvimento de uma relação de proximidade com o cliente por si só não basta, deve existir um esforço da entidade para o conseguir fidelizar, impulsionando nele a lealdade para com a instituição e/ou a marca. Tudo isto serve de base ao tema central deste estudo, o CLV. Investir num relacionamento estável pode dar origem a retornos significativos, adicionalmente ter a capacidade de prever com precisão o valor dos clientes trará inevitavelmente um enorme impacto sobre a capacidade de tomar decisões inteligentes. Esta é a lógica seguida pela metodologia CLV que detalharei. Os resultados obtidos permitem-me dizer que esta é uma empresa bem consciente da importância da área em estudo CLV, uma vez que faz uso de fatores relacionais, implementa-os ativamente na sua formulação estratégica como fontes de vantagem competitiva.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho, António Fery Antunes e António Oliveira Antunes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27594
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FFUC- Teses de Mestrado

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