Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27525
Title: Avaliação em domicílio de sobrecarga e da qualidade de vida de cuidadores informais de idosos com alta de cuidados continuados
Authors: Loureiro, Hugo André Moura 
Orientador: Ferreira, Pedro Lopes
Keywords: Envelhecimento; Sobrecarga; Cuidador informal; Qualidade de vida
Issue Date: 25-Jul-2014
Publisher: FEUC
Citation: Loureiro, Hugo André Moura - Avaliação em domicílio de sobrecarga e da qualidade de vida de cuidadores informais de idosos com alta de cuidados continuados, coimbra, 2014.
Abstract: Resultante de um conjunto de factores sociodemográficos, assistimos a um profundo envelhecimento populacional, com maior ênfase nos países desenvolvidos, traduzindo-se consequentemente no aumento de pessoas em situação de dependência física e psíquica e, por isso, requerentes de cuidados contínuos e de longa duração. Neste âmbito, de acentuar que para fazer face a estas transformações da sociedade contemporânea, têm sido lançados novos desafios às instituições públicas e sociais de cada país ao longo das últimas décadas, quer, por um lado, para se manter a sustentabilidade económica e social e, por outro, para prestar o apoio adequado aos indivíduos com necessidades cognitivas e funcionais. A este respeito, interessa mencionar de que principalmente por razões culturais, os cuidados de longa duração requeridos pelos idosos em situação de dependência, têm sido prestados em contexto domiciliário e por cuidadores informais, com eventual apoio de redes formais da comunidade, rejeitando-se a sua permanência em instituições geriátricas. Deste modo, emerge como um foco de atenção, o estudo das vivências do cuidador informal de pessoas em situação de dependência, por forma a analisar quais as suas maiores dificuldades e necessidades inerentes à prestação de cuidados e quais os determinantes de sobrecarga física e psíquica e da qualidade de vida que mais o influenciam durante o seu quotidiano no exercício da sua difícil missão. Aspectos que motivaram o interesse para o desenvolvimento deste estudo de caso. Os resultados mais significativos desta investigação quantitativa e qualitativa, prendem-se com a influência da idade, nível de escolaridade, actividade profissional e estado de dependência dos idosos, na sobrecarga física e psíquica dos cuidadores informais. Ao invés disso, é-nos transmitido igualmente que a faixa etária dos prestadores informais de cuidados, para além da sobrecarga física e psíquica que apresentam, são aspectos decisivos no estado de saúde dos cuidadores informais.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Lopes Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27525
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado Hugo Loureiro.pdf17.47 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,047
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 20

1,463
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.