Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27523
Title: Um retrato a duas cores : diagnóstico municipal na perspetiva da igualdade de género da Figueira da Foz
Authors: Martins, Elisabete Sofia Almeida 
Orientador: Ferreira, Virgínia
Keywords: Desigualdade de género; Perspetiva de género; Assimetrias de género; Poder local; Diagnóstico; Stakeholders
Issue Date: 17-Jul-2014
Publisher: FEUC
Citation: Martins, Elisabete Sofia Almeida - Um retrato a duas cores : diagnóstico municipal na perspetiva da igualdade de género da Figueira da Foz, Coimbra, 2014.
Abstract: Este relatório resulta de um estágio curricular realizado na Câmara Municipal da Figueira da Foz no âmbito do Mestrado em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O trabalho tem como questão de partida a identificação das desigualdades de género manifestadas nos domínios familiar, social, económico e cultural no Concelho da Figueira da Foz, com o objetivo de elaborar o Diagnóstico Municipal na Perspetiva da Igualdade de Género, no âmbito do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação. O ponto de partida para a pesquisa assentou no envolvimento dos stakeholders na recolha de dados quantitativos e qualitativos, para uma lógica de partilha e de participação num objetivo comum. No tratamento dos dados qualitativos, obtidos através das técnicas da entrevista e do focus group, foi aplicada a análise categorial temática. O diagnóstico cursa onze temas, numa tentativa de retratar as principais áreas de intervenção, segundo a perspetiva de igualdade de género. Conclui-se que a assimetria entre homens e mulheres, nas diferentes áreas do Município, está ainda muito presente e enraizada, sendo de destacar a dimensão da conciliação vida familiar e vida profissional, uma vez que é transversal a todo o diagnóstico.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Virgínia Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27523
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capa_relatório.pdf33.66 kBAdobe PDFView/Open
Relatório_estágio.pdf2.96 MBAdobe PDFView/Open
Matriz_de_Códigos.pdf23.56 kBAdobe PDFView/Open
Segmentos_codificados.pdf153.41 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

536
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

406
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.