Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27521
Title: Contextos de desenvolvimento e rendimento escolar em crianças adoptadas: estudo exploratorio
Authors: Sousa, Helga Diana Ribeiro de 
Orientador: Simões, Maria da Conceição Taborda
Keywords: Rendimento escolar; Criança adoptada
Issue Date: 23-Jul-2014
Serial title, monograph or event: Contextos de desenvolvimento e rendimento escolar em crianças adoptadas: estudo exploratorio
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A família surge como o primeiro contexto de desenvolvimento no seio da qual a criança se confronta com um conjunto de circunstâncias que, no futuro, podem vir a influenciar as suas realizações académicas. São vários os estudos que associam o suporte/envolvimento familiar ao rendimento escolar na infância e na adolescência. Com o objectivo geral de explorar esta associação no caso de crianças e adolescentes cujo projecto de vida passou, nos termos da legislação em vigor, pela adopção, foram comparados dois grupos de sujeitos: um constituído por 112 filhos biológicos e outro por 103 filhos adoptivos. A comparação baseou-se nos dados recolhidos junto de 171 pais adoptivos e biológicos através de um questionário construído para o efeito. Feita a análise dos dados assim obtidos, foi possível concluir que os filhos adoptivos apresentam um menor rendimento escolar que os filhos biológicos, sendo que revelam um maior número de retenções. No entanto, os pais adoptivos tendem a envolver-se mais na vida académica dos filhos e a apoiá-los com maior frequência nos trabalhos escolares do que os pais biológicos. Além disso, por comparação com os pais biológicos, parecem estar mais satisfeitos quanto às relações que os seus filhos estabelecem com a comunidade. Face a tais resultados, torna-se legitimo pensar que no rendimento escolar de crianças e adolescentes que vivem em famílias adoptivas pesam outros factores que não apenas o envolvimento parental, nomeadamente as experiências prévias à adopção. Determinar a influência destas experiências é, com certeza, um desafio para futuras investigações.
The family appears as the first context of development in which the child faces a set of circumstances that may influence the child’s academic achievements in the future. There are several studies associating school results in childhood and adolescence with family involvement. In order to search into the previously mentioned association in children and teenagers, two groups have been compared: One of 112 biological children and one of 103 adopted children. The comparison was based on the information collected from inquiries given to 171 adoptive and biological parents. Once the information was analyzed it was possible to conclude that biological children have better school results than adopted children, who consequently fail more. Nonetheless, adoptive parents tend to get more involved in their children’s school life than biological parents. They also seem more satisfied with their children’s relation with the community. Considering these results it is legitimate to assume that adopted children’s school results are influenced by other factors than just parent involvement, namely their experiences before adoption. To ascertain the influence of these previous experiences is certainly a challenge for future investigations.
La famille apparaît comme le premier contexte de développement au sein duquel l'enfant se confronte avec un ensemble de circonstances qui, dans l'avenir, peuvent influencer ses realisations académiques. De nombreuses études associent le support/l'engagement familial au rendement scolaire durant l'enfance et l'adolescence. Avec l'objectif général d'étudier cette association dans le cas d'enfants et d'adolescents dont le projet de vie est passé, dans les termes de la législation en vigueur, par l'adoption, deux groupes de sujets ont été comparés: l'un constitué par 112 enfants biologiques et l'autre par 103 enfants adoptés. La comparaison s'est basée sur les données recueillies auprès de 171 parents adoptifs et biologiques à partir d'un questionaire élaboré à cet effet. Réalisée l'analyse des données ainsi obtenues, il a été possible de conclure que les enfants adoptés présentent un rendement scolaire inférieur à celui des enfants biologiques, ils révèlent un plus grand nombre de redoublements (échecs scolaires). Cependant, les parents adoptifs ont tendance à s'investir davantage au niveau de la vie académique/scolaire de leurs enfants et à les aider plus fréquemment dans les devoirs que les parents biologiques. De plus, par comparaison avec les parents biologiques, ils semblent plus satisfaits en ce qui concerne les relations que leurs enfants établissent avec la communauté. Face à de tels résultats, il devient légitime de penser que sur le rendement scolaire d'enfants et d'adolescents qui vivent dans des familles adoptives pèsent d'autres facteurs, non seulement l'engagement parental, mais notamment les expériences vécues avant l'adoption. Déterminer l'influence de ces expériences est, sans aucun doute, un défi pour de futurs travaux de recherche.
Description: Dissertação de mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27521
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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