Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27511
Title: A importância da gestão de fornecedores na organização da empresa : caso SONAE
Authors: Mendes, Beatriz Teles Marques Pacheco 
Orientador: Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
Cosme, Paulo
Keywords: Fornecedores; Consumidores; Satisfação; Gestão da cadeia de fornecimento; Gestão do relacionamento com fornecedores
Issue Date: 23-Jul-2014
Publisher: FEUC
Citation: Mendes, Beatriz Teles Marques Pacheco - A importância da gestão de fornecedores na organização da empresa : caso SONAE, Coimbra, 2014.
Abstract: Este relatório aborda o tema da Gestão de Fornecedores e resulta do estágio curricular do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, realizado entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014, na Direção de Serviços Administrativos da Sonae, mais precisamente na área de Gestão Administrativa de Fornecedores. Efectivamente, o modo de gerir e lidar com os fornecedores tem sentido transformações importantes ao longo das últimas décadas. Há cada vez mais a perceção da sua importância e dos benefícios em manter, entre as empresas, uma relação de proximidade e de cooperação. As empresas fornecedoras deixaram de ser meros provedores dos bens e serviços, para serem parceiros de negócios e estabelecerem objetivos em conjunto com as empresas compradoras, trabalhando numa lógica de rede de cadeia de fornecimento. Assim, para o sucesso do negócio e desempenho positivo da cadeia de fornecimento, torna-se necessário que os fornecedores também estejam satisfeitos e que as suas necessidades sejam preenchidas. No âmbito do estágio realizado, foram analisados cerca de 307.690 registos que foram submetidos no portal de fornecedores da Sonae, durante o período de 30 de junho de 2009 a 31 de dezembro de 2013. Esta análise teve como objetivo perceber quais os principais motivos que levam os fornecedores da Sonae a recorrer ao portal, assim como quais as fontes de reclamações e dos atrasos nas respostas. Posteriormente, também foi realizado um inquérito de satisfação aos fornecedores, para que fosse avaliada a sua perceção e satisfação relativamente ao serviço prestado pela divisão de Contas a Pagar e Suporte ao Negócio da Sonae. A conclusão principal deste estudo é que uma boa gestão de fornecedores leva a desempenhos positivos na cadeia de fornecimento e à obtenção de vantagens competitivas pelas empresas. Assim, mesmo que a empresa seja de grande dimensão, como o caso da Sonae, esta deve investir, desenvolver e melhorar o seu relacionamento com os fornecedores, de modo a serem ainda mais competitivas.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Jorge Ribeiro Almeida e Paulo Cosme.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27511
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Capa Relatório.pdf570.27 kBAdobe PDFView/Open
Final_Versão Final.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,624
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 5

8,609
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.