Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27462
Title: O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra
Authors: Maurício, Marília Dulce Cardoso 
Orientador: Fernandes, João Luís de Jesus
Keywords: Turismo; Património Mundial; Promoção turística dos lugares; Territorialidades; Universidade de Coimbra; Marketing territorial; World Heritage; Touristic promotion of places; Tourism; Territorialities; University of Coimbra; Marketing of places
Issue Date: 21-Oct-2014
Citation: MAURÍCIO, Marília Dulce Cardoso - O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27462
Abstract: A crescente competitividade entre os territórios visando o seu desenvolvimento e a filiação da multiplicidade de actores sociais que neles se movimentam e deles se apropriam suscitou o desenvolvimento de estratégias que se pautam pela potenciação dos seus recursos endógenos e pela promoção da sua exclusividade e singularidade territorial. Neste sentido, a atribuição de estatutos de classificação como o título de património mundial conferido pela UNESCO afigura-se como um forte impulsionador dos elementos individualizadores dos lugares, demarcando-os pela exclusividade e singularidade e dotando-os de rugosidade espacial, ou seja, a capacidade de valorizar as características distintivas de um lugar. Esta rugosidade espacial vem não só alavancar a promoção do desenvolvimento e competitividade dos e entre lugares, conquanto emerge como factor de valorização da multidimensionalidade dos territórios e diversidade dos seus recursos. A presente dissertação visa inferir de que forma o estatuto de património mundial se repercute no comportamento geográfico do turista, numa tentativa de abordar as complexas espacialidades que lhes são inerentes, procurando de igual modo analisar as repercussões do estatuto nos seus mapas perceptuais, visões polissémicas e imagética do lugar. A consagração em Junho de 2013 da “Universidade – Alta e Sofia” como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO veio não só robustecer a sua função como academia e pólo intelectual e cultural, mas representa igualmente uma oportunidade de promoção e desenvolvimento do lugar. Neste âmbito, embora se constate a incipiência de evidências empíricas que proporcionem uma avaliação consistente e integral do impacto gerado por esta classificação, considera-se que o turismo é, a jusante, uma das indicações mais válidas acerca da sua eficácia na intensificação e filiação de fluxos turísticos e de desenvolvimento socioeconómico de um lugar. A Universidade de Coimbra surge-nos como um caso singular no contexto das universidades portuguesas dada a sua dupla função enquanto instituição académica secular e forte activo turístico. Apesar do curto espaço temporal de que frui enquanto património mundial e da fase embrionária por que se pauta actualmente, este estudo procura atestar a correlação positiva entre a distinção da UNESCO e a promoção da cidade na esfera internacional. Neste sentido, o Circuito Turístico da Universidade de Coimbra surge como um estudo de caso pertinente em que começam a aflorar os primeiros indicadores que traduzem a eficácia da promoção do lugar na configuração de territorialidades e mapas perceptuais relacionados com o estatuto de património mundial e as dinâmicas turísticas de Coimbra. Palavras-chave: Património Mundial, Promoção turística dos lugares, Turismo, Territorialidades, Universidade de Coimbra, Marketing territorial.
The growing competition among territories aiming its development and the filiation of the multiplicity of social actors who move inside them and appropriate them raised the development of strategies which are guided by the potentiation of its local resources and the promotion of their territorial exclusivity and uniqueness. In this sense, the assignment of classification statutes as the title of World Heritage granted by UNESCO appear as a driving force which values the individualizing elements of places, marking them for their exclusivity and uniqueness, thus providing them with spatial roughness, that is, ability to value the distinctive characteristics of a place. This spatial roughness not only enhances the development and promotion of competitiveness of and between places, but also emerges as a factor which values the diversity and multidimensionality of the territories and its resources. This work aims to infer how the status of World Heritage is reflected in the geographical tourist behavior, in an attempt to address their complex spatialities, while simultaneously analyzing the impact of international statutes on their perceptual maps, polysemous visions and imagery. The consecration of "University of Coimbra – Alta and Sofia" as World Heritage by UNESCO in June 2013 has not only strengthen its function as academia and intellectual and cultural hub, but it also represents an opportunity of place promotion and development. In this context, despite the lack of empirical evidence to provide a consistent and comprehensive assessment of the impact generated by this classification, it is assumed that, in the long term, tourism is one of the most valid indicators to demonstrate its efficacy in increasing tourism flows filiation and enhancing the socio-economic development of places. The University of Coimbra emerges as a unique case in the context of portuguese universities given its dual role as a secular academic institution and also as a strong tourism asset. Despite the short timeline as a World Heritage site and its current embryonic stage, this study aims to attest the positive correlation between the distinction of UNESCO and the international promotion of the city. In this sense, the Tourist Circuit of the University of Coimbra emerges as a relevant case study with early indicators which reflect the effectiveness of place promotion in the configuration of territorialities and perceptual maps in correlation with the status of World Heritage and tourism dynamics. Keywords: World Heritage, Touristic promotion of places, Tourism, Territorialities, University of Coimbra, Marketing of places.
Description: Dissertação de Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27462
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Geografia - Teses de Mestrado

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