Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27437
Title: Produção oral em sala de aula ou fora dela em português língua materna e francês língua estrangeira
Authors: Sousa, Bruna Daniela Duarte Antunes Novais de 
Orientador: Domingues, João Costa
Mello, Maria Cristina de Almeida
Keywords: Relatório de estágio; Produção oral
Issue Date: 30-Oct-2014
Volume: 1
Issue: 1
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Após a apresentação do meio físico, humano e escolar em que decorreu o meu estágio pedagógico, no ano de 2012/2013, e da produção da respetiva reflexão pedagógica, o presente relatório teve por base as disciplinas de Português e Francês onde se desenvolveu um estudo empírico sobre o tema da produção oral previamente preparada e posteriormente apresentada em sala de aula e fora dela. Primeiramente, constrói-se um enquadramento teórico sobre o tema da produção oral, apresentando várias perspetivas da sua aplicação em sala de aula. Seguidamente, dá-se a conhecer o lugar que a produção oral tem em textos oficiais, tanto na língua portuguesa como na língua francesa. Este tema centra-se principalmente na intenção de demonstrar que ainda há muito a fazer em relação às orientações que são dadas aos alunos, para a preparação de trabalhos orais, que posteriormente serão apresentados. Por isso, neste relatório foram analisados vários ficheiros áudio-visuais, com a ajuda das grelhas de avaliação propostas pela escola, revelando quais os erros que são cometidos pelos alunos e que é necessário instituir, com maior regularidade, o ensino da oralidade na sala de aula de forma a desenvolver a competência comunicativa dos alunos e formar cidadãos “bem-falantes”.
Following the introduction of the physical, human and school environments in which my pedagogical practice took place, during the year of 2012/ 2013, and the preparation of the respective pedagogical reflection, this report was based on the Portuguese and French subjects, in which an empirical study was developed on the topic of oral production previously prepared and subsequently presented in the classroom and out of it. First and foremost, a theoretical framework is constructed on the subject of oral production, showing various perspectives of its application in the classroom. Secondly, it shows the role oral production plays in official texts, both in Portuguese and in French. This theme focuses mainly on the fact that, there is still much to do in relation to the guidelines that are given to students for the preparation of oral presentations, which will be later delivered. Therefore, this report analyses various audio-visual files, with the help of evaluation grids proposed by the school, revealing what mistakes are committed by students and that it is necessary to establish, on a more regular basis, the teaching of orality in the room classroom in order to develop the students' communicative competence and form "well-spoken" citizens.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27437
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

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