Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27360
Title: Crescer a meias : uma análise sociológica do impacto dos estilos educativos parentais nas relações entre irmã/os
Authors: Barbas, Andreia de Jesus Dias. 
Orientador: Portugal, Sílvia
Issue Date: 29-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Barbas, Andreia de Jesus Dias - Crescer a meias : uma análise sociológica do impacto dos estilos educativos parentais nas relações entre irmã/os, Coimbra, 2014
Abstract: Os estilos educativos parentais têm vindo a ser analisados e caraterizados à luz de diversos critérios, dando conta do impacto que têm na/os filha/os. No entanto, não existem estudos específicos sobre a influência das práticas educativas nas relações entre irmã/os. Esta dissertação pretende contribuir para essa problemática. A/os irmã/os, ao contrário das restantes relações familiares, têm sido esquecidos pela análise sociológica pela suposta inalterabilidade que as fratrias assumem. Assumindo-se como um estudo exploratório acerca da relação entre estilos educativos parentais e relações fraternais, esta dissertação revela por um lado, a existência de diferentes modelos relacionais entre irmã/os e, por outro, os impactos das práticas educativas das mães e dos pais. O estudo construiu-se a partir de uma abordagem micro, com base numa metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas semi-diretivas, realizadas a irmã/os inseridos em fratrias. A análise realizada foi, essencialmente, construída a partir das histórias de vida das pessoas entrevistadas. Com base no material empírico, foram identificados dois modelos tipos ideais respeitantes às práticas educativas, designadamente, um modelo mais tradicional e, por oposição, um modelo de caráter modernista. Se é possível remetê-los para tempos históricos diferenciados, a análise revela que tradicional e moderno se cruzam nas diferentes gerações. Nas fratrias foi possível identificar três modelos relacionais. Também eles tipos ideais. O modelo vinculativo assente na força do laço de sangue; o modelo companheirista que se baseia nos afetos e na solidariedade entre irmã/os; e, o modelo de aliança em que sangue e afeto têm o mesmo peso na definição das relações. A investigação revela a importância da relação com os ascendentes na configuração dos laços entre irmã/os, mostrando a relevância dos modelos educativos na definição do modelo de relações fraternais. O modelo educativo parental modernista promove relações fraternais companheiristas, enquanto o modelo tradicional favorece modelo de aliança. O modelo parental híbrido origina o modelo vinculativo entre irmã/os.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Sílvia Portugal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27360
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Andreia Barbas.pdf23.66 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

690
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

328
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.