Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27317
Title: Sistemas fiscais e crescimento económico : reflexão sobre a oportunidade e o formato de uma redução dos impostos no período "Pós-Troika"
Authors: Reis, Ricardo João Pires Tavares dos 
Orientador: Ramos, Luís Moura
Keywords: Sistema fiscal; Crescimento económico; Pós-Troika
Issue Date: 18-Jul-2014
Publisher: FEUC
Citation: Reis, Ricardo João Pires Tavares dos - Sistemas fiscais e crescimento económico : reflexão sobre a oportunidade e o formato de uma redução dos impostos no período "Pós-Troika", Coimbra, 2014.
Abstract: O presente Trabalho de Projeto procura fazer uma reflexão sobre a oportunidade e o formato de uma redução dos impostos no período “Pós-Troika”, no contexto de uma política económica orientada ao crescimento. Esta reflexão é fundamentada teoricamente na revisão de literatura e sustentada empiricamente na análise de dados estatísticos. Conclui-se que: i) o nível de fiscalidade em Portugal é atualmente excessivo, quando ponderado pelo PIB per capita; ii) o sistema fiscal é excessivamente incidente sobre os rendimentos de capital, sendo insuficientemente incidente sobre os rendimentos do trabalho; iii) o sistema apresenta índices de progressividade relativamente altos. Como medida de estímulo ao crescimento económico recomenda-se a diminuição do nível de fiscalidade, através da redução da taxa do IRC, das taxas de IRS incidentes sobre os rendimentos de capitais e mais-valias, bem como da taxa máxima progressiva em sede de IRS. Em compensação, dever-se-á ponderar um aumento da taxa dos escalões intermédios do IRS e da taxa do IVA, bem como identificar outras formas de tributação do património. Esta reflexão não tomou em consideração os efeitos na equidade e justiça social.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Luís Moura Ramos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27317
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

556
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 1

11,952
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.