Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27307
Title: O Balanced Scorecard como ferramenta de apoio à decisão
Authors: Narciso, Catarina Isabel dos Santos Vital 
Orientador: Augusto, Mário
Marques, Vítor
Keywords: Balanced Scorecard; Relações causa-efeito; Mapa estratégico; Missão; Visão; Tomada de decisão
Issue Date: 23-Jul-2014
Publisher: FEUC
Citation: Narciso, Catarina Isabel dos Santos Vital - O Balanced Scorecard como ferramenta de apoio à decisão, Coimbra, 2014
Abstract: O presente relatório tem como finalidade apresentar o trabalho desenvolvido durante estágio curricular integrado no Mestrado de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio decorreu na Empresa Incopil – Industria e Comércio de Pimentão S.A., entre os dias 3 de Fevereiro e 13 Junho de 2014. No início dos anos 90 do século XX, Kaplan e Norton (1992) desenvolveram um sistema integrado de avaliação de desempenho denominado Balanced Scorecard. Este instrumento veio revolucionar os sistemas de gestão tradicionais baseados apenas em elementos financeiros e veio agregar a estes elementos não financeiros, explorando as relações causa-efeito entre estes e utilizando métricas, indicadores e metas com o propósito de acompanhar o alcance dos objetivos estratégicos que visam alcançar a visão e reforçar a missão da empresa no mercado. Além destes aspetos, o Balanced Scorecard é passível de ser adaptado a qualquer organização de acordo com as suas necessidades ou características e de certo modo concentra em si, uma vasta gama de informações que facilitaram o processo de tomada de decisão. A Incopil, porém, ainda alheia aos benefícios deste sistema, fundamenta a sua análise financeira em tradicionais indicadores económico-financeiros tradicionais, o que já não se afigura plausível, não só por razões estratégicas, mas principalmente porque se demostra inadequado face às preocupações da sociedade do século XXI. Assim, a implementação do Balanced Scorecard permitirá à empresa considerar outras perspetivas que não somente a financeira porque, embora esta seja o motor de qualquer organização sem a qual não existe atividade, ela é só uma parte do esqueleto empresarial, pois quer clientes, processos e aprendizagem e crescimento, têm um contributo vital na prossecução da estratégica da empresa. Ao longo do relatório será feita uma abordagem teórica ao tema – Balanced Scorecard, uma apresentação da empresa e aplicação prática do desenvolvimento e da sua implementação na Incopil,S.A..
Description: Relatório de estágio em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Mário Augusto e Vítor Marques.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27307
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.