Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27307
Title: O Balanced Scorecard como ferramenta de apoio à decisão
Authors: Narciso, Catarina Isabel dos Santos Vital 
Orientador: Augusto, Mário
Marques, Vítor
Keywords: Balanced Scorecard; Relações causa-efeito; Mapa estratégico; Missão; Visão; Tomada de decisão
Issue Date: 23-Jul-2014
Publisher: FEUC
Citation: Narciso, Catarina Isabel dos Santos Vital - O Balanced Scorecard como ferramenta de apoio à decisão, Coimbra, 2014
Abstract: O presente relatório tem como finalidade apresentar o trabalho desenvolvido durante estágio curricular integrado no Mestrado de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio decorreu na Empresa Incopil – Industria e Comércio de Pimentão S.A., entre os dias 3 de Fevereiro e 13 Junho de 2014. No início dos anos 90 do século XX, Kaplan e Norton (1992) desenvolveram um sistema integrado de avaliação de desempenho denominado Balanced Scorecard. Este instrumento veio revolucionar os sistemas de gestão tradicionais baseados apenas em elementos financeiros e veio agregar a estes elementos não financeiros, explorando as relações causa-efeito entre estes e utilizando métricas, indicadores e metas com o propósito de acompanhar o alcance dos objetivos estratégicos que visam alcançar a visão e reforçar a missão da empresa no mercado. Além destes aspetos, o Balanced Scorecard é passível de ser adaptado a qualquer organização de acordo com as suas necessidades ou características e de certo modo concentra em si, uma vasta gama de informações que facilitaram o processo de tomada de decisão. A Incopil, porém, ainda alheia aos benefícios deste sistema, fundamenta a sua análise financeira em tradicionais indicadores económico-financeiros tradicionais, o que já não se afigura plausível, não só por razões estratégicas, mas principalmente porque se demostra inadequado face às preocupações da sociedade do século XXI. Assim, a implementação do Balanced Scorecard permitirá à empresa considerar outras perspetivas que não somente a financeira porque, embora esta seja o motor de qualquer organização sem a qual não existe atividade, ela é só uma parte do esqueleto empresarial, pois quer clientes, processos e aprendizagem e crescimento, têm um contributo vital na prossecução da estratégica da empresa. Ao longo do relatório será feita uma abordagem teórica ao tema – Balanced Scorecard, uma apresentação da empresa e aplicação prática do desenvolvimento e da sua implementação na Incopil,S.A..
Description: Relatório de estágio em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Mário Augusto e Vítor Marques.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27307
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

479
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 10

2,147
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.