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Título: Estratégias, Capacidades Organizacionais e Desempenho na Indústria Têxtil Brasileira.
Autor: Almeida, Fátima Evaneide Barbosa de 
Orientador: Lisboa, João Veríssimo de Oliveira
Batista, Paulo César de Sousa
Palavras-chave: Estratégias competitivas; Capacidades internas; Indústria têxtil brasileira; Desempenho; Capacidade de execução da estratégia
Data: 5-Mar-2015
Citação: ALMEIDA, Fátima Evaneide Barbosa de - Estratégias, capacidades organizacionais e desempenho na indústria têxtil brasileira. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/27156>
Resumo: Considerando a importância dada à relação entre a estratégia e o desempenho dos negócios, este estudo analisa como o desempenho organizacional nas empresas têxteis brasileiras é influenciado pela interação entre as capacidades internas (marketing, tecnologia e gestão), os tipos de estratégia, a qualidade de formulação da estratégia e a capacidade de execução. De uma população de trinta mil (30.000) empresas, 211 questionários preenchidos e válidos foram submetidos à análise de clusters e à análise de equações estruturais. Os resultados da análise de clusters revelaram melhor desempenho nas empresas do grupo da estratégia de enfoque na diferenciação, seguidas daquelas com estratégias combinadas (alvo amplo). Apresentaram desempenho inferior os grupos de empresas com estratégia de enfoque na liderança em custos e com estratégias indefinidas, sendo estas últimas as de pior performance. Também foi encontrado que a utilização de capacidades combinadas (gestão, marketing e tecnológica) proporciona um desempenho superior, tanto em termos de desempenho no mercado, como em desempenho financeiro. A análise de equações estruturais revelou uma relação positiva entre as capacidades de marketing e a estratégia de enfoque e entre as capacidades de gestão e a estratégia de liderança em custos. No entanto, a relação entre as capacidades tecnológicas e a estratégia de diferenciação não se relevou estatisticamente significante, provavelmente devido às características do setor pesquisado. É também um resultado relevante do estudo a identificação de que as empresas têxteis brasileiras usam um caminho estratégico específico com estratégias combinadas: estratégias de enfoque - liderança de custos - diferenciação. Foi ainda observado um impacto positivo e direto da estratégia de diferenciação no desempenho do mercado, e um impacto positivo, mas indireto, da estratégia de liderança de custos, atuando esta por meio de estratégia de diferenciação. Foi ainda encontrado suporte para a existência da relação entre a capacidade de implementação da estratégia e a qualidade de formulação da estratégia, sendo que esta última influencia o desempenho de mercado. Por fim, verificou-se que a capacidade de gestão e o desempenho no mercado têm uma relação estatisticamente significante com o desempenho financeiro.
Descrição: Tese de doutoramento em Gestão de Empresas, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27156
Direitos: openAccess
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