Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26603
Title: Sensibilização e capacitação de jovens e adultos desempregados para o empreendedorismo
Authors: Ferreira, Hélder Filipe Rodrigues 
Orientador: Hespanha, Pedro
Keywords: Sensibilização/educação; Empreendedorismo; Competências; (Re)integração profissional; Jovens do ensino profissional e pessoas desempregadas
Issue Date: 28-Jul-2014
Publisher: FEUC
Citation: Ferreira, Hélder Filipe Rodrigues - Sensibilização e capacitação de jovens e adultos desempregados para o empreendedorismo, Coimbra, 2014.
Abstract: O objetivo deste relatório recaiu na análise da importância percecionada em ações de sensibilização para o empreendedorismo aplicadas junto de jovens e de pessoas em situação de desemprego do concelho de Aveiro com que tive a possibilidade trabalhar durante o estágio. A pertinência do estudo reside na análise da importância atribuída ao empreendedorismo sobretudo focado no contexto de alunos do ensino profissional inseridos no clube de Alunos e no Grupo Artes de Coração onde se inserem pessoas adultas em situação de desemprego, no desenvolver de atividades ocupacionais. Estes grupos afiguram-se como promotores de aquisição de novas competências, em alternativa ao ensino convencional, à incorporação de maiores oportunidades de integração, no caso dos primeiros e de reintegração no caso dos segundos, em contexto profissional. Tratando-se de um estudo exploratório no quadro de um estágio académico optamos por uma abordagem de carater qualitativo tendo sido entrevistados os técnicos que atuam na sensibilização e capacitação para o empreendedorismo e alguns membros dos dois grupos enquanto público-alvo. Como principais conclusões pudemos verificar pelos discursos recolhidos que: estes indivíduos através de iniciativas de cariz solidário e ocupacional são capacitados para uma atitude empreendedora. Pode verificar-se que ao longo das atividades desenvolvidas com estes grupos, os seus membros tornam-se pessoas mais aptas, autónomas, confiantes, criativas, aprendem a fazer diferente e a empreender, descobrindo competências anteriormente ignoradas. As ações de sensibilização e promoção de saberes empreendedores revelam-se essenciais nestes públicos, visto que além de constituírem suporte de saber e capacidades, também são uma orientação mais eficaz nas atividades desenvolvidas. Para os indivíduos entrevistados a aprendizagem obtida poderá constituir uma ferramenta promotora de projetos de vida mais empreendedores.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Hespanha.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26603
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 20

677
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 5

2,752
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.