Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26191
Title: O estado da arte da Gestão de Conhecimento: uma revisão bibliométrica de 2002 a 2008
Authors: Gomes, Liliana Marta Carvalho 
Orientador: Cardoso, Leonor
Keywords: Gestão do conhecimento
Issue Date: 2009
metadata.degois.publication.title: O estado da arte da Gestão de Conhecimento: uma revisão bibliométrica de 2002 a 2008
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: A presente investigação tem como propósito evidenciar os desenvolvimentos que a Gestão de Conhecimento tem sofrido ao nível das suas publicações. A nossa investigação centrou-se no período que medeia o ano 2002 até à actualidade, tendo sido utilizada uma amostra de 93 artigos seleccionados através de uma “keyword search” e de “citation search”, denotando-se desta forma as obras mais significativas. De entre as referidas, exploramos os autores mais proeminentes na investigação e publicação sobre a Gestão de Conhecimento, sobressaindo as suas escolas e revistas de referência. Alinhado com esta mesma análise, classificamos o conjunto da nossa amostra enquanto artigos teóricos, de trabalho empírico ou de revisão de literatura. Dos inúmeros trabalhos encontrados, obtivemos uma maior incidência de artigos de carácter empírico. Em conjunto com as análises supracitadas, equacionamos o estado da arte da Gestão de Conhecimento, através de uma análise de conteúdo acerca das temáticas mais estudadas e relacionadas com a mesma, técnica que consideramos pertinente de forma a obter uma perspectiva holística dos temas explorados. Terminamos com o estudo sobre a evolução do conceito que, de acordo como os resultados alcançados, enquadraremos segundo as Três Gerações da Gestão de Conhecimento. Por comparação com os artigos que nos serviram de base (Chauvel & Despres, 2002; Chen & Chen, 2006) e com as demais revisões de literatura, optamos por finalizar o nosso trabalho enunciando vantagens e limitações da metodologia utilizada.
The purpose of this paper is to highlight the development of Knowledge Management publications during the period 2002 - 2008. We used a sample of 93 articles selected by a “keyword search” and “citation search”, showing this way the most significant papers. Among those, we explored the most significant authors in the studies and publications about Knowledge Management, the most important schools and journals. We categorized our sample in theoretical articles, empirical work or literature review, being that the majority of our sample were empirical studies. Together with the previous analysis we evaluated the state-of-the-art of Knowledge Management performing a content analysis on the themes more frequently studied and linked to it, a technique that we consider relevant in order to obtain a holistic view of the topic. Lastly, we studied the evolution of the concept which, according with the results, we analysed having The Tree Generations of Knowledge Management as a framework. Aligned with the articles we used as a starting point (Chauvel & Despres, 2002; Chen & Chen, 2006) and other literature reviews we made some considerations about the advantages and limitations of the method we applied.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26191
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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