Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/26180
Title: O envolvimento dos adultos no processo RVCC: aprendizagem e mudanças
Authors: Neves, Paulo José de Almeida Pereira das 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes
Keywords: Balanço de competências; Processo de RVCC; Níveis de mudanças
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: O envolvimento dos adultos no processo RVCC: aprendizagem e mudanças
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Partindo das novas perspetivas da educação, da sociedade, dos empregadores e das necessidades que os adultos sentiram para melhorar as suas competências e qualificações e se adaptarem a essas exigências, a aprendizagem ao longo da vida, marca uma nova etapa na educação e formação de adultos, porque acaba com a ideia pré-definida que não precisam mais de aprender nem de estudar, porque a escolaridade que já adquiriram chega para orientar a vida de cada pessoa. Estas ideias que vigoraram até meados do século XX, começam a desaparecer com o acesso da escolaridade a um número cada vez maior de crianças, com a exigência de uma escolaridade obrigatória para concorrer a determinados empregos e lugares, com a mecanização e automatização da indústria, com a exigência de conhecimentos que até agora eram dispensados (e.g., conhecimentos informáticos e conhecimentos de línguas estrangeiras). Focalizando-se no Balanço de Competências, que é a base para o Processo de RVCC, pretende-se através desta investigação, avaliar as mudanças nos adultos envolvidos no processo de RVCC, as vertentes dessas mudanças (pessoal, social, profissional, familiar, relação com os outros e/ou colegas de trabalho), e o nível verificado nas mesmas (avaliado numa escala que varia entre nenhumas mudanças a mudanças importantes). Esta investigação pretende dar resposta a questões relacionadas com a validade do processo de RVCC, enquanto transformador das aprendizagens, competências e mudanças verificadas nos adultos que o realizaram e não apenas como forma de certificação rápida de competências adquiridas.
Given the new perspectives of education, the demands of society and employers and the needs adults felt to improve their skills and qualifications and adapt to these demands, lifelong learning, marks a new step in education and adult training, because it ends with the mind-set that there is no longer need to learn or to study, because the school already got enough to guide the life of each person. These ideas that were prevalent until the mid-twentieth century, began to disappear with the access of education to a growing number of children, with the requirement of compulsory schooling to compete for certain jobs and places, with the mechanization and automation of industry, with the requirement of knowledge that until now was dispensed (computer literacy and foreign language skills). Focusing on the Balance of Competencies, which is the basis for the RVCC process, it is intended through this research, to evaluate changes in the adults involved in the RVCC process, such as personal, social, professional, family, relationship with others and / or co-workers. This research intends to respond to several questions, related to the validity of the RVCC process, as a transforming process of learning, skills and changes seen in adults who have participated in it and not just as a quick certification of acquired skills.
Compte tenu des nouvelles perspectives de l'éducation, lesexigences de la société et les employeurs et les besoins qu'ils se sentaient les adultes à améliorer leurs compétences et leursqualifications et de s'adapter à ces exigences, l'apprentissage tout au long, marque une nouvelle étape dans l'éducation et la formationadulte, car il se termine par l'état d'esprit qui n'ont plus besoind'apprendre ou d'étudier, parce que l'école déjà eu assez de guider la vie de chaque personne. Ces idées qui prévalaient jusqu'à ce que le milieu du XXe siècle,ont commencé à disparaître avec l'accès de l'éducation à unnombre croissant d'enfants, avec l'exigence de la scolarité obligatoire de concourir pour certains emplois et des lieux, avec lamécanisation et l'automatisation de l'industrie, avec l'exigence de la connaissance que jusqu'à présent, a été distribué (initiation à l'informatique, compétences en langues étrangères). Mettre l'accent sur l'équilibre des pouvoirs, ce qui est la basepour le processus de RVCC, il est prévu à travers cette recherche, évaluer les changements dans les adultes impliqués dans le processus de RVCC, les pentes de ces changements(personnelle, sociale, professionnelle, familiale, relation avec les autres et / ou collègues de travail), et a trouvé le même niveau(évalué sur une échelle allant de pas de changements à des changements majeurs). Cette recherche doit répondre à des questions simples, pour attester la validité du processus de RVCC, tout en transformantl'apprentissage, les compétences et les changements observéschez les adultes qui l'ont fait et pas seulement comme une certification rapide des compétences acquises.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, especialização em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/26180
Rights: openAccess
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