Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/26130
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dc.contributor.advisorOliveira, Albertina Lima de-
dc.contributor.authorSeco, Sandra Maria da Silva-
dc.date.accessioned2014-06-25T15:12:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/26130-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractO envelhecimento é uma etapa do desenvolvimento humano que comporta diferentes ganhos e perdas, pelo que deve ser compreendida e respeitada tendo em conta a singularidade de cada ser humano. O estudo da problemática do envelhecimento ganha cada vez mais pertinência à medida que aumenta o envelhecimento demográfico, sendo relevante que o idoso se mantenha saudável e ativo e que se sinta valorizado e plenamente integrado na sociedade em que vive. Tendo em conta o papel da educação na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, surge esta investigação com o objetivo de identificar as principais necessidades educativas na idade adulta avançada no Concelho de Pampilhosa da Serra e apontar potenciais caminhos para as colmatar. Para isso, foram recolhidos dados através de uma entrevista semiestruturada realizada a sete dirigentes considerados chave na identificação das necessidades da população em estudo, e ainda, através de um questionário realizado a 220 pessoas de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 65 e os 89 anos, residentes no Concelho de Pampilhosa da Serra. Os resultados empíricos vieram reforçar a particularidade e individualidade do envelhecimento uma vez que foi possível identificar através dos dados da amostra, por um lado, um grupo de idosos que parece viver e envelhecer de forma otimizada e, por outro, um grupo que apresenta diferenças substanciais em termos de qualidade de vida, saúde e bem-estar. O grau de escolarização, a idade e o sexo são os fatores sociodemográficos que mais distinguem estes dois grupos, defendendo-se a importância da educação e a aprendizagem acompanharem todo o ciclo de vida e de se adequarem as particularidades de cada grupo. Assim sendo, considera-se pertinente implementar no Concelho de Pampilhosa políticas educativas neste âmbito, organizadas de forma a promover o bem-estar dos adultos de idade avançada e a valorizar o envolvimento e a participação ativa das populações na vida comunitária, sublinhando a sua importância no curso da vida.pt
dc.description.abstractThe aging is a stage of the human development that has gains and losses, so it must be understood and respected considering the uniqueness of each human being. The study of aging issues is becoming more and more relevant as the aging population increases being relevant for the elderly to maintain healthy and active and to feel valued and fully integrated in the society where they live. Taking into account the role of education in the improvement of the life quality of citizens, this research aims to identify educational needs in the advanced adulthood in Pampilhosa da Serra municipality. In order to do that, data were collected through a semi-structured interview at seven key elements to identify the needs of the population under study, and also through a sample of 220 people (males and females), aged between 65 and 89 years, residents in Pampilhosa da Serra municipality. The empirical results show the particularity and individuality of aging since the analyzed sample shows that: there is a group of seniors who seems to live and grow old optimally and another group that has substantial differences in the life quality, health and welfare. Considering the degree of education, the age and sex as the main factors that distinguishes these two groups, this thesis stands up for the importance of a continuous education/ learning throughout the life cycle and for the need to attend differentially the needs of these groups. Therefore, it is considered that, in the municipality of Pampilhosa da Serra would be appropriate to implement educational policies in this area, organized in a way to promote the well-being, the active involvement and the participation of these people in community society.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEnvelhecimentopt
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectQualidade de vida, idosopt
dc.subjectBem-estar, idosopt
dc.titleEducação na idade adulta avançada: análise de necessidades no contexto comunitário de Pampilhosa da Serrapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleEducação na idade adulta avançada: análise de necessidades no contexto comunitário de Pampilhosa da Serrapor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2012-01-01*
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCentre for 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9521-528X-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
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