Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26053
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Celeste-
dc.contributor.authorConceição, Regina Maria Pires Carapito da-
dc.date.accessioned2014-06-20T16:30:34Z-
dc.date.available2014-06-20T16:30:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/26053-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra e Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractA educação pelos pares é um processo através do qual indivíduos formados, treinados e motivados implementam atividades com o objetivo de desenvolver competências, conhecimentos, atitudes e crenças nos seus pares. Os pares educadores, por participarem nesta atividade, desenvolvem igualmente um conjunto de competências, incluindo os conhecimentos. A educação pelos pares surge como uma estratégia de cariz essencialmente prático e que é por si só um motor do desenvolvimento das competências essenciais à formação dos jovens alunos. Este estudo teve como objetivo mostrar que a educação pelos pares pode constituir uma atividade prática para o ensino de temas de Biologia e de Geologia. O estudo foi conduzido tendo como grupo alvo alunos de 7º ano de escolaridade para os quais os pares educadores, na área da Biologia, foram alunos do 12º ano de escolaridade e, na área da Geologia, alunos do 10º ano de escolaridade. Os temas foram o “sistema reprodutor humano” e o “vulcanismo”, respetivamente. Para a recolha da informação, recorreu-se à análise dos resultados obtidos, pelos alunos do 7º ano de escolaridade, nos testes de avaliação, nos dois temas selecionados, à análise dos resultados obtidos, pelos alunos do 10º e 12º ano de escolaridade, nas atividades práticas e à análise das respostas às entrevistas semi-estruturadas de 10 alunos do 12º ano e 10 alunos do 10º ano de escolaridade. As atividades desenvolvidas mostraram que os alunos (pares educadores e pares educandos) progrediram nas suas aprendizagens e no desenvolvimento de competências, em Biologia e em Geologia.por
dc.description.abstractPeer education is a process through which educated, trained and motivated individuals create activities to develop their peers’ competencies, knowledge, attitudes and beliefs. The peer educators, as participants in this activity, develop their own knowledge and competencies. Peer education appears as an essentially practical strategy which is, on its own, a dominant force in the development of young students’ essential competencies. This study aimed to show that peer education can be used as a practical activity in the teaching of Biology and Geology. The study was done with a target group of 7th form students, while the peer educators were 12th form students for Biology and 10th form students for Geology. The topics dealt with were the “human reproductive system” and the “volcanism”, respectively. The data was collected from the 7th form test results for both topics, from the 10th and 12th form practical activities results, as well as, from the semi-structured interviews conducted with ten 12th form and ten 10th form students. The activities developed during the research process revealed that the students (peer educators and learners) advance in their learning and competencies development in Biology and Geology.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtividade práticapor
dc.subjectEducação pelos parespor
dc.subjectProgressão nas aprendizagenspor
dc.subjectSistema reprodutor humanopor
dc.subjectVulcanismopor
dc.titleA educação pelos pares como atividade prática no ensino de Biologia e Geologiapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7922-0000-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Regina_Conceição.pdf5.64 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

668
checked on Oct 15, 2024

Download(s) 50

465
checked on Oct 15, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.