Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25978
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Marcelino-
dc.contributor.authorCaires, Sara Elisabete Rodrigues-
dc.date.accessioned2014-06-09T16:12:21Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25978-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractA presente investigação situa-se na senda de trabalhos realizados anteriormente (Galvão, 2010; Duarte, 2011) e assume-se como mais um contributo para testar o valor explicativo do Modelo da Dupla Via. Este considera a existência de duas vias distintas implicadas na leitura/escrita (fonológica e lexical), pressupondo igualmente que o papel de cada uma delas varia em função das etapas desenvolvimentais. Neste contexto, foram avaliados 60 alunos do 5º e 6º ano, com uma prova de escrita e uma de ditado. Os resultados sugerem a presença do efeito de regularidade o que denuncia o uso predominante da via fonológica num nível de escolaridade em que não era suposto isso acontecer. No entanto, ao analisar o tipo de erros, estes sugerem também o uso da via lexical. As diferenças encontradas entre os dois anos de escolaridade são também inesperadas, tendo o 5º ano apresentado um melhor desempenho. A análise das qualidades psicométricas sugere que estas provas têm uma boa validade concorrente, mas o nível de consistência interna é fraco. São provas pouco discriminativas para uma população aleatória, mas serão certamente úteis no domínio das dificuldades específicas de aprendizagem.pt
dc.description.abstractThis research is based on work done previously (Galvão, 2010; Duarte, 2011) and is to be used as a further contribution to test The Dual Route Model. This model takes into consideration two distinct pathways implicit in reading/writing (phonological and lexical) it also assumes that these pathways have different implications depending on the developmental stages. With this in view, and, with the aim of analysing the most predominant via, we tested 60 pupils of the 5th and 6th grade with a writing and reading test. The results of the tests were atypical and suggest the presence of the effect of regularity, which incline towards the phonological via in a level of schooling that was not supposed to happen. However, on analysis of the type of errors, these also point towards the use of the lexical via. The differences found between the two classes of pupils are also unexpected, having the 5th graders show better outcomes. The analysis of the psychometric qualities suggest that these tests have a good concurrent validity, but the level of internal consistency is weak. The tests are not descriptive enough for a random population, but will surely be very useful when used for research within specific learning difficulty fields.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAprendizagem da leitura, avaliaçãopt
dc.subjectAprendizagem da escrita, avaliaçãopt
dc.titleAnálise dos processos envolvidos na leitura-escrita dos alunos do 2º ciclo com base no Modelo da Dupla Viapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleAnálise dos processos envolvidos na leitura-escrita dos alunos do 2º ciclo com base no Modelo da Dupla Viapor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2013-01-01*
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1468-2124-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Sara Elisabete Caires.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

249
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

132
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.