Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25921
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPessoa, Teresa Ribeiro-
dc.contributor.authorRêgo, José António Esteves-
dc.date.accessioned2014-06-05T10:38:54Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25921-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia Pedagógica) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractEmbora a grande finalidade da nossa investigação passe por determinar a importância que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm na promoção de uma Escola Inclusiva, o presente estudo, dentro do contexto em que decorre, tem como objectivo geral a recolha de dados que nos permitam inferir que os docentes de Educação Especial reconhecem a importância da utilização das TIC em contextos educativos. Sem qualquer pretensão de termos obtido verdades absolutas, mas estando cientes que poderemos dar alguns contributos para uma melhor compreensão e reflexão sobre a temática, elegemos como objectivos específicos desta investigação: caracterizar os docentes de Educação Especial a leccionar em escolas/ agrupamentos de escolas do distrito de Coimbra, quanto aos aspectos pessoais e profissionais; averiguar as opiniões dos docentes face aos princípios da Educação Inclusiva; caracterizar a utilização pessoal que os docentes fazem das TIC e identificar a frequência, o tipo de equipamentos e tipo de software que os docentes utilizam com alunos; percepcionar as opiniões dos docentes face as vantagens e dificuldades na utilização das TIC em contextos educativos; identificar o tipo, forma e duração da formação obtida em TIC e em TIC no contexto da Educação Especial; e auscultar os docentes de Educação Especial sobre medidas que visem melhorar a utilização das TIC na Escola Inclusiva. Dado que o presente estudo se enquadra numa investigação não-experimental, sendo a modalidade por nós utilizada a quantitativo-correlacional, a análise das relações entre as variáveis, permitiu obter resultados que validaram as nossas hipóteses de investigação, contribuindo assim para determinar a importância das TIC na promoção de uma Escola Inclusiva.pt
dc.description.abstractEven so the great purpose of our inquiry pass for determining the importance that the Information and Comunication Technologies (ICT) have in the promotion of an inclusive school, the present study, inside of the context where it elapses, has as objective generality the retraction of data that in allow them to infer that the teachers of special education recognize the importance of the use of the ICT in educative contexts. Without any pretension to get absolute truths, but being client that we will be able to give to some contributes for one better understanding and reflection on the thematic one, we choose as objectives specific of this inquiry: to characterize the teachers of Special Education to teach in schools groupings of schools of the district of Coimbra, how much to the personal and professional aspects; to inquire the opinions of the teachers face to the principles of the inclusive education; to characterize the personal use that the teachers make of the ICT and to identify the frequency, the type of equipment and type of software that the teachers use with pupils; to find the opinions of the teachers in terms of the advantages and difficulties in the use of the ICT in educative contexts; to identify the type, forms and duration of the formation gotten in ICT and ICT in the context of the Special Education; and to auscultate the teachers of Special Education on measures that they aim at to improve the use of the ICT in the Inclusive School. Data that the present study if fit in an not-experimental inquiry, being the modality for us used the quantitative-correlacional one, the analysis of the relations between the variable, allowed to get resulted that they had validated our hypotheses of inquiry, thus contributing to determine the importance of the ICT in the promotion of an Inclusive School.pt
dc.description.abstractBien que la grande finalité de notre recherche passe pour déterminer l'importance qui Technologies de l’Information e des Communication (TIC) ont dans la promotion d'une École Inclusive, le présente étude, à l'intérieur du contexte où il s'écoule, a pour objet général la collecte de données qui nous permettent d'inférer que les professeurs d'éducation spéciale reconnaissent l'importance de l'utilisation de TIC dans des contextes éducatifs. Sans toute prétention nous de voir obtenir des vérités absolues, mais en étant informés que nous pourrons donner quelques contributions pour une meilleure compréhension et réflexion sur la thématique, élisons comme des objectifs spécifiques de cette recherche : caractériser les professeurs d'Éducation Spéciale à enseigner dans des écoles des regroupements d'écoles du district de Coimbra, combien aux aspects personnels et professionnels ; enquêter les avis des professeurs face aux principes de l'éducation inclusive ; caractériser l'utilisation personnelle que les professeurs font de TIC et identifier la fréquence, le type d'équipements et le type de logiciel que les professeurs utilisent avec des élèves ; percepcioner les avis des professeurs face les avantages et les difficultés dans l'utilisation de TIC dans des contextes éducatifs ; identifier le type, forme et durée de la formation obtenue dans TIC et dans TIC dans le contexte de l'Éducation Spéciale ; et ausculter les professeurs d'Éducation Spéciale sur des mesures elles lesquelles visent à améliorer l'utilisation de TIC dans l'École Inclusive. Étant donné que présente étude il s'encadre dans une recherche de nature nonexpérimentale, en étant la modalité par nous utilisée la quantitative-corrélationnelle, l'analyse des relations entre les variables, il a permis d'obtenir des résultats qui ont validé nos hypothèses de recherche, en contribuant ainsi pour déterminer l'importance de TIC dans la promotion d'une École Inclusive.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt
dc.subjectEscola inclusivapt
dc.subjectEducação especialpt
dc.titleA importância das tecnologias da informação e comunicação na promoção de uma escola inclusiva: a perspectiva de professores de educação especialpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleA importância das tecnologias da informação e comunicação na promoção de uma escola inclusiva: a perspectiva de professores de educação especialpor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2009-01-01*
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
José Rêgo.pdf953.49 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

1,037
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

113
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.