Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25920
Title: Avaliação da relação entre a resposta a contextos de pressão psicológica e a atenção: estudo exploratório com uma amostra de militares
Authors: Campos, Flávia Ribeiro de 
Orientador: Alberto, Isabel
Keywords: Atenção; Ansiedade; Stress, avaliação
Issue Date: 2009
Serial title, monograph or event: Avaliação da relação entre a resposta a contextos de pressão psicológica e a atenção: estudo exploratório com uma amostra de militares
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo exploratório consistiu numa investigação relativamente à influência que a resposta a contextos ocupacionais onde está patente a pressão psicológica pode ter na atenção. A amostra foi constituída por 159 sujeitos, dos quais 65 eram oriundos do Exército (34 recrutas e 31 cadetes), 62 eram oriundos da Marinha (31 recrutas e 31 cadetes) e 32 eram estudantes universitários. O protocolo de investigação foi constituído por uma Escala de avaliação da resposta a contextos de pressão psicológica desenvolvida pelos autores, pelo State-trait anxiety inventory (Spielberger), pelo Teste de barragem de 3 sinais (Toulouse & Piéron) e pelo Trail making test (Partington & Leiter). Os resultados deste estudo sugerem que não existem diferenças em função do género relativamente à ansiedade (t(157)=3.673; p=.000); que de acordo com escalas a vida militar não induz maior resposta de pressão psicológica quando comparada com outros contextos (X2 KW(2)=.450; p=.798; n=159) mas quando avaliada através de questões de resposta aberta sim; que sujeitos com maior escolaridade apresentam melhores resultados em tarefas de atenção (t(92)=-4.567; p=.001; t(125)=5.744; p=.001); que níveis elevados de ansiedade não estão inequivocamente correlacionados com resultados em tarefas atencionais tais como o Teste de barragem (r=- .234; p=.000 para a ansiedade-traço; mas r=-.153; p=.055 para a ansiedade-estado). As principais conclusões a que chegamos consistem no facto das diferenças atencionais se deverem a aspectos individuais mais do que aos contextos, ao enviesamento dos testes de atenção por parte de factores culturais/escolares e ao infirmar da premissa que os contextos militares induzem maior sintomatologia ansiosa nos sujeitos que outros contextos, nomeadamente o escolar.
The present exploratory study consists of an investigation about the influence of occupational contexts where there is increased psychological pressure on subjects’ attention. The sample was constituted by 159 men, of whom 65 belonged to the Portuguese Army (34 recruits and 31 cadets), 62 belonged to the Portuguese Navy (31 recruits and 31 cadets) and 32 were university students. The investigation protocol was constituted by a Scale to evaluate the subject’s answer to contexts of psychological pressure developed by us, the State-trait anxiety inventory (Spielberger), the Toulouse-Piéron Test (Toulouse and Piéron) and the Trail making test (Partington and Leiter). This study’s results suggest that there are no gender differences regarding anxiety (t(157)=3.673; p=.000); that the military lifestyle does not induce increased effects of psychological pressure when compared with other contexts through scales (X2 KW(2)=.450; p=.798; n=159), but when assessed through open questions format it does; that subjects with higher educational level present better results in attention tasks (t(92)=-4.567; p=.001; t(125)=5.744; p=.001); that increased levels of anxiety are not necessarily correlated with outcomes in attention tasks such as the Toulouse-Piéron Test (r=-.234; p=.000 for trait-anxiety; but r=-.153; p=.055 for stait-anxiety). Our main conclusions consist on the fact that attentional differences are more due to individual aspects than to contexts, that cultural and formal educational factors influence results in attention assessment, and also that military contexts do not induce increased anxiety symptoms on individuals.
Cette étude exploratoire constitue une recherche sur l'influence de la préssion sur la réponse psychologique au milieu professionnel dans l’attention du sujet. L'échantillon se composait de 159 sujets, dont 65 ont été de l'Armée de terre portugaise (34 recruits et 31 cadets), 62 provenaient de la Marine portugaise (31 recruits et 31 cadets) et 32 étaient des étudiants universitaires. Le protocole de recherche était composé d'une Échelle d'évaluation de la réponse aux contextes de préssion psychologique développé par les auteurs, l'Inventaire d’anxiété état-trait (Spielberger), le Test de barrage de Toulouse-Piéron (Toulouse & Piéron) et le Trail making test (Partington & Leiter). Les résultats de cette étude suggèrent qu'il n'ya pas des différences par genre sur l'anxiété (t(157)=3.673; p=.000), que la vie militaire ne provoque pas une réaction plus grande de pression psychologique par rapport à d'autres contextes dans les échelles (X2 KW(2)=.450; p=.798; n=159), mais oui dans questions de réponse ouverte, que les sujets ayant un nivel supérieur d’éducation ont de meilleurs résultats sur des tâches d'attention (t(92)=-4.567; p=.001; t(125)=5.744; p=.001), alors que des niveaux élevés d'anxiété ne sont pas clairement corrélée avec les performances sur des tâches d’attention telles que le Test de Toulouse-Piéron (r=-.234; p=.000 pour l’anxiété-état; mais r=-.153; p=.055 pour l’anxiété-trait). Les principales conclusions que nous avons trouvés sont que les différences attentionelles se doivent plus à d’élements individuels, que les tests d'attention soufrent l’influence de facteurs culturels et écolières, et que les contextes militaires n’induisent pas une plus grande anxiété dans sujets.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Avaliação Psicológica) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25920
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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