Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/25888
Title: A formação pedagógica do professor: relatos do seu desenvolvimento
Authors: Silva, Margarida Maria de Jesus 
Orientador: Barreira, Carlos Manuel
Pessoa, Teresa
Keywords: Desenvolvimento profissional, professor
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: A formação pedagógica do professor: relatos do seu desenvolvimento
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O objecto deste estudo centra-se no desenvolvimento do professor, na compreensão dos diversos contextos e factores que, na perspectiva dos próprios professores, contribuem para a construção do seu conhecimento pedagógico. Procurámos, a partir das vozes dos professores, evidenciar que a eficácia pedagógica não depende exclusivamente das competências e conhecimentos adquiridos durante a formação inicial e que este conhecimento se vai construindo ao longo da vida sendo fruto de uma aprendizagem permanente. Sem qualquer possibilidade de esgotar o tema colocámos como meta central compreender alguns dos processos e variáveis que interferem na construção do conhecimento pedagógico do professor. Dito por outras palavras, pretendemos saber como é que o professor aprende a ser e a fazer o que entende ser a sua função. A metodologia usada neste estudo é de natureza qualitativa e interpretativa dada a sua adequação à investigação na área da educação e ao propósito deste trabalho. Para obter os dados utilizamos a entrevista e para o seu tratamento recorremos à análise de conteúdo por ser a técnica que melhor se adequa à exploração dos registos de carácter qualitativo. Os resultados obtidos revelam que a construção do conhecimento pedagógico se faz ao longo da carreira, para a qual contribui muito a experiência adquirida através da prática lectiva. A motivação é um factor determinante na medida em que o professor se sente implicado naquilo que faz, a formação inicial adquirida nas instituições de ensino superior e através do estágio é importante, mas é fundamentalmente através da prática diária e a um empenhamento pessoal constante que o professor constrói e reactualiza esse conhecimento.
The aim of this study is focused on the teacher’s development, on the perception of the involving contexts and the factors that, regarding the teachers’ own views, contribute to build their own pedagogical knowledge. Having in mind the teachers’ opinions, we tried to provide evidence that the pedagogical efficiency depends on competence and knowledge acquired during the initial formation, but that it is also built through life time, due to constant learning. Excluding the possibility of exhausting the issue, we established as a main goal to understand some of the processes which interfere in the construction of teachers’ pedagogical knowledge. In other words, we try to know how the teacher learns to be and to do what he/she understands to be his/her mission. The method used in this study is of a qualitative and interpretative nature due to its appropriateness in the area of education and to the aim of this written work. In order to get information we used interviews and analyzed the contents, as it is the most appropriate technique to explore records of qualitative origin. The results obtained show that the construction of pedagogical knowledge occurs during the career, to which contributes a lot the acquired experience through teaching practice. Motivation is a key factor as the teacher feels himself / herself involved in what he / she does; the vocational training acquired in the higher education institutions and through the teaching practice are also important, but it is essentially through daily training and through the permanent personal determination that the teacher builds and updates that pedagogical knowledge.
L’oject de cette étude se concentre sur le développement du professeur et la comprehension des plusieurs contexts et facteurs que, selon le point de vue des professeurs, sont importants pour la construction de leur connaissance pédagogique. Après avoir écouté plusiers enseignants, nous pouvons conclûre que l’efficacité de l’enseignement ne depend pas exclusivement des competences et des connaissances acquises pendant la formation et que la connaissance se construit tout au long de la vie étant le fruit d’un aprrentissage permanent. Sans aucune possibilité d'épuiser le thème, nous plaçons comme objectif principal comprendre certains des processus qui interfèrent avec la construction de la connaissance pédagogique de l'enseignant, sachant que le progrès professionnel est essentiel pour sa réalisation/réussite professionnelle. En d'autres termes, nous voulons savoir comment l'enseignant apprend à être et à faire ce qu'il considère comme sa fonction. La méthodologie utilisée dans l'étude est qualitative et interprétative quant à sa pertinence pour la recherche dans le domaine de l’éducation. Afin d’obtenir les données, nous utilisons l'interview et pour son traitement nous analysons le contenu, une fois que c’est la technique qui convient le mieux à l’exploitation des registres de nature qualitative. Les résultats obtenus montrent que la construction des connaissances pédagogiques se fait tout au long de la carrière, grâce à un grand nombre d'expériences à travers la pratique scolaire. Par conséquent, il ne suffit pas que les professeurs aient commencé à enseigner convaincus de leur vocation, et qu’ils aient fait une formation qui leur a donné des motifs pour qu’ils se sentent aptes pour leur dégagement professionnel. L'appropriation des connaissances et des compétences implique être attentif au feedback des étudiants, à l'adaptation aux changements que la société impose, à l'évolution technologique et à l'investissement personnel en formation continue.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/25888
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Margarida Silva.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

763
checked on Oct 16, 2019

Download(s)

7
checked on Oct 16, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.