Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/25884
Title: A satisfação com o Programa Anos Incríveis Básico numa amostra de mães de crianças pré-escolares com problemas de comportamento
Authors: Ferreira, Anabela Correia 
Orientador: Santos, Maria João Seabra
Keywords: Treino parental; Satisfação; Programa Anos Incríveis Básico
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: A satisfação com o Programa Anos Incríveis Básico numa amostra de mães de crianças pré-escolares com problemas de comportamento
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O programa Anos Incríveis Básico foi pensado para prevenir e tratar problemas comportamentais quando os sintomas aparecem na infância e intervir através do treino de pais. A literatura demonstra a importância da satisfação com os programas de treino parental para a adesão e sucesso dos mesmos. Objetivo: O objetivo geral da presente dissertação é avaliar a satisfação dos pais com o Programa de Educação Parental Anos Incríveis Básico, assim como os níveis de adesão ao programa. Pretende-se, igualmente, estudar a relação entre os níveis de adesão e de satisfação das mães e algumas variáveis relativas à criança e à mãe. Método: Foram analisadas as respostas ao Questionário de Satisfação Semanal (preenchido no final de cada sessão) e ao Questionário de Satisfação Final (preenchido no final do programa) numa amostra de 81 mães cujos filhos, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, apresentam problemas de comportamento. Estas mães receberam o treino parental Anos Incríveis Básico para pais ao longo de 14 sessões semanais. Resultados: Os resultados indicam elevada satisfação com os conteúdos e com as componentes do Programa e a elevada adesão ao mesmo. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os níveis de adesão/satisfação com o Programa por parte de mães que participaram sós ou acompanhadas. Também não se encontraram correlações estatisticamente significativas entre os níveis de adesão/satisfação e: i) a gravidade dos problemas externalizantes das crianças, antes da participação das mães no programa; ii) a evolução dos problemas externalizantes das crianças, de antes para após a participação das mães no programa; e iii) a evolução da sintomatologia depressiva das mães, de antes para após a sua participação no programa. Conclusões: A elevada satisfação com o Programa pode conduzir a uma elevada adesão, o que é essencial para que o treino parental seja eficaz. As medidas facilitadoras para uma melhor acessibilidade, os conteúdos abordados, os métodos usados e a atitude colaborativa dos dinamizadores são elementos fulcrais para a elevada aceitação e satisfação com o Programa.
The Incredible Years Basic Program was designed to prevent and treat behavioral problems when symptoms appear in childhood and intervene through parent training. The literature demonstrates the importance of satisfaction with training programs for parental adherence and success of the programs. Objective: The overall goal of this dissertation is to evaluate parental satisfaction with the Incredible Years Basic Program for Parents as well as the levels of adherence to the Program. Another aim is to study the relationship between levels of adherence and satisfaction of mothers and some variables related to the child and the mother. Method: The answers to the Weekly Satisfaction Questionnaire (completed at the end of each session) and to the Final Satisfaction Questionnaire (completed at the end of the Program) from a sample of 81 mothers whose children, aged between 3 and 6 years, have disruptive behavior problems, were analysed. These mothers received the parental training Incredible Years Basic for Parents over 14 weekly sessions. Results: The results indicate high satisfaction with the content and the components of the Program and high levels of adherence. No statistically significant difference was found between the levels of adherence/satisfaction of mothers who participated alone or with another family member. Also no statistically significant correlations were found between the levels of adherence/satisfaction and: i) the severity of disruptive problems of the children before the participation of the mothers in the Program, ii) the evolution of disruptive problems of children from pre to post their mothers’ participation in the program, and iii) the evolution of depressive symptoms of the mothers from pre to post their participation in the program. Conclusions: The high satisfaction with the Program can lead to a high adhesion, which is essential for the parental training being effective. The facilitating conditions offered that contribute to a better accessibility, the contents covered, the methods used and the collaborative attitude of the leaders are key elements for the high acceptance and satisfaction with the Program.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Sistémica, Saúde e Família), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/25884
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Anabela Ferreira.pdf697.26 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

455
checked on Nov 6, 2019

Download(s)

3
checked on Nov 6, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.