Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25709
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPessoa, Maria Teresa Ribeiro-
dc.contributor.advisorAmado, João da Silva-
dc.contributor.authorRodrigues, Liliana Andreia Suspiro-
dc.date.accessioned2014-05-09T11:05:02Z-
dc.date.available2014-05-09T11:05:02Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25709-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA presente investigação teve como objetivo verificar a ocorrência e frequência do cyberbullying em duas escolas situadas em contextos sócio demográficos distintos. Para além disso, pretendeu-se verificar os tipos de cyberbullying praticados, os meios e equipamentos usados, os motivos e os sentimentos gerados pelo cyberbullying, tanto na perspetiva das vítimas como na perspetiva dos agressores. Pretendeu-se também observar as percepções dos participantes quanto às relações com a família e quanto ao ambiente na escola. A amostra é constituída por 467 alunos pertencentes aos distritos de Coimbra e Leiria, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos, que frequentam o 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano de escolaridade. Os resultados demonstram que 10,1% admitiram ter sofrido de cyberbullying pelo menos uma vez no último ano e 5,1% confessaram ter sido agressores. Os dados obtidos revelam um cenário preocupante perante um tema cada vez mais emergente na nossa sociedade, acompanhado pela constante evolução das tecnologias da informação e comunicação.por
dc.description.abstractThe present investigation aimed to verify the occurrence and frequency of cyberbullying in two schools located on different socio demographic contexts. In addition, we sought to verify the types of cyberbullying practiced, means and equipment, the motives and feelings generated by cyberbullying, from the victims and aggressors perspective. It was intended to also observe the participants' perceptions regarding relationships with family and within school's environment. The sample consists of 467 students from the districts of Coimbra and Leiria, aged between 9 and 16 years, attending the 5th, 6th, 7th, 8th and 9th grade. The results demonstrate that 10.1% admitted having suffered cyberbullying at least once in the last year and 5.1% admitted having been aggressors. The data shows a worrying scenario before a theme emerging in our society, accompanied by the evolution of information technologies and communication.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCyberbullyingpor
dc.titleCyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portuguesespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleCyberbullying: um fenómeno emergente nos jovens portuguesespor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201442825-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese-liliana Rodrigues.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

1,122
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 20

1,225
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.