Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25694
Title: | Parentalidades e estruturas familiares: um estudo sobre o seu impacto no sucesso escolar dos adolescentes | Authors: | Neves, Inês Brites Rodrigues Rangel das | Orientador: | Urbano, Pedro | Keywords: | Parentalidade; Sucesso escolar - adolescente; Relações familiares | Issue Date: | 2014 | Serial title, monograph or event: | Parentalidades e estruturas familiares: um estudo sobre o seu impacto no sucesso escolar dos adolescentes | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Os resultados académicos e o desenvolvimento de
competências dos jovens durante a infância e adolescência são influenciados
por vários factores biológicos, psicológicos e sociais. Neste estudo
analisamos o impacto que as variáveis familiares têm no sucesso escolar e no
desenvolvimento das crianças. A estrutura familiar influencia o seu
desenvolvimento, quer ao nível da sua estrutura e organização, quer ao nível
das características individuais de cada um dos seus membros.
No nosso estudo concluímos existirem relações significativas entre as
características de cada progenitor, a harmonia do casal e a estabilidade da
família, com o sucesso escolar. Verificou-se também não existir nenhuma
relação entre o desemprego, os factores económicos, com o sucesso escolar.
Quanto ao tipo de famílias (monoparentais, reconstituídas e tradicionais) os
nossos resultados sugerem não existir relações entre os vários tipos de
estrutura e os resultados académicos, indicando a existência de mudanças
sociais positivas ao nível dos estereótipos de boa e má família. Academic achievement and skills development of young people during childhood and adolescence are influenced by various biological, psychological and social factors. This study analysed the impact that family variables have on academic success and development of children. Family structure influences their development in terms of its structure and organization, as well as at the level of the individual characteristics of each of its members. In our study we conclude there are significant relationships between the characteristics of each parent, the couple's harmony and stability of the family, with school success. There was also no relationship between unemployment, economic factors, with school success. Regarding the type of families (single parent, reconstructed and traditional) our results suggest there is no relationship between the various types of structure and academic outcomes, indicating the existence of positive social changes in terms of stereotypes of good and bad family. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25694 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese - Inês Neves - 2014.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
1,702
checked on Jul 23, 2024
Download(s)
256
checked on Jul 23, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.