Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/25541
Title: Parque das Nações : abordagem precursora ao desenho da cidade sustentável
Authors: Pedrosa, João Pedro de Figueiredo Lopes 
Orientador: Cardielos, João Paulo
Keywords: Expo'98, Lisboa; Parque das Nações; Requalificação ambiental; Arquitectura paisagística; Planeamento urbano sustentável
Issue Date: Dec-2013
Citation: Pedrosa, João Pedro de Figueiredo Lopes - Parque das Nações : abordagem precursora ao desenho da cidade sustentável. Coimbra: [s.n.], 2013.
Abstract: A realização da Exposição Mundial de Lisboa – Expo’98 – serviu como pretexto para levar a cabo uma operação de reconversão urbana e ambiental, na zona oriental de Lisboa, de referência no panorama português. Beneficiando de um contexto político favorável, o evento configurou-se como uma oportunidade para Portugal marcar posição perante os parceiros europeus, mostrando-se comprometido com os objetivos delineados em relação ao desenvolvimento sustentável e estrategicamente alinhado com o debate internacional que nesse âmbito se vinha a estabelecer. O próprio tema escolhido – “Os Oceanos, um Património para o Futuro” – é sintomático, por um lado, da evocação da “portugalidade”, e por outro, das preocupações ambientais, fazendo com que o conceito de sustentabilidade tenha sido tomado como paradigma do exercício de requalificação urbana, sendo assim integrado de forma precursora como desígnio nacional. A intervenção possibilitou a regeneração de uma vasta área territorial, descaraterizada e degradada, transformada num núcleo urbano com caraterísticas de exceção – hoje designado Parque das Nações – compreendendo uma abordagem integrada à conceção do espaço urbano. Foram implementados sistemas infraestruturais de serviço urbano, tecnologicamente avançados e inovadores, nomeadamente o Sistema de Recolha Pneumática de Resíduos Sólidos Urbanos e a Rede Urbana de Frio e Calor, que se tornaram indissociáveis do projeto de espaço público e da qualidade do ambiente urbano – que conformam, no seu conjunto, o principal objeto de estudo da presente dissertação. Revelou-se ainda pertinente proceder ao posicionamento desta experiência em relação ao panorama internacional, mais concretamente face ao quadro europeu, através da análise de duas intervenções recentes, de reconhecido mérito, assumidas como casos paralelos: Hammarby, em Estocolmo; e HafenCity, em Hamburgo. Este balanço permite não só estabelecer relações de proximidade, mas também perceber quais as assimetrias e as estratégias de otimização que poderiam ser postas em prática no caso português, para levar ainda mais longe o que foi feito.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor João Paulo Cardielos.
URI: http://hdl.handle.net/10316/25541
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

219
checked on Oct 3, 2019

Download(s) 10

1,364
checked on Oct 3, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.