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https://hdl.handle.net/10316/25505
Title: | Representações da supervisão pedagógica na formação inicial de educadoras - professoras do ensino pré-escolar e no 1º ciclo: estudo de caso | Authors: | Sousa, Carla Sofia Pereira de | Orientador: | Barreira, Carlos Manuel Folgado Pessoa, Maria Teresa Ribeiro Martins, Filomena Rosinda de Oliveira |
Keywords: | Supervisão pedagógica | Issue Date: | 28-Sep-2013 | metadata.degois.publication.title: | Representações da supervisão pedagógica na formação inicial de educadoras - professoras do ensino pré-escolar e no 1º ciclo: estudo de caso | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | A formação inicial de professores chega ao seu culminar com a realização
do(s) estágio(s) pedagógico, que introduz(em) os professores principiantes no
contexto educativo. O impacto que as representações sobre a supervisão
pedagógica e sobre os seus intervenientes têm, como é caso do supervisor
pedagógico e do orientador cooperante, poderá influenciar o desenvolvimento
da prática pedagógica destes professores. Neste sentido, realizaram-se um
conjunto de práticas no âmbito do mestrado profissionalizante, no
Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, que possibilitou
conhecer o contexto dos sujeitos deste estudo empírico.
Neste contexto , realizaram-se sessões de observação de: reuniões de Prática
Pedagógica Supervisionada, de Prática de Ensino Supervisionada e de uma
reunião intercalar. Analogamente, frequentou-se a unidade curricular de
Ferramentas Web 2.0, pertencente ao Programa Doutoral de Multimédia e
Educação, onde foi possível analisar algumas ferramentas web 2.0 aplicados
ao contexto de educação.
O foco do estudo empírico teve como objetivo apreender as representações
que as estagiárias do curso de Mestrado em Ensino do Pré-Escolar e do 1º
Ciclo, do ano letivo 2011/12, da Universidade de Aveiro, têm sobre a
supervisão pedagógica, em geral, sobre supervisão pedagógica aplicada às
suas práticas pedagógicas, em particular, e ainda sobre o perfil do supervisor
pedagógico. Com a participação de 26 mestrandas, foi solicitado
que preenchessem um questionário, com o recurso a uma ferramenta WEB
2.0. Posteriormente, aplicou-se uma entrevista semi-estruturada a cinco das
mestrandas como recolha de dados complementar.
Este estudo, de carácter exploratório e descritivo, complementa a análise
quantitativa com a qualitativa. Os resultados foram recolhidos e analisados
com recurso ao software Survey Monkey, assim como à análise conteúdo,
obedecendo aos pressupostos de Bardin (2011). Os resultados obtidos sobre
o processo de supervisão indicam uma relação entre a abordagem reflexiva e
a abordagem dialógica, quer relativamente ao conceito, entendido como
acompanhamento, avaliação, observação, orientação para a aquisição de
experiências e aplicação de conhecimentos, quer no que diz respeito às
estratégias de supervisão identificadas, como sejam: a reflexão, o diálogo, o
questionamento, as críticas e a investigação. No que se refere aos objetivos, o
processo de supervisão pretende: promover o desenvolvimento dos mestrandos, nas suas aprendizagens da profissão; desenvolver e orientar a
reflexão; melhorar as práticas, fomentando a mudança pedagógica;
acompanhar; apoiar; avaliar e observar os mestrandos. No que respeita à
perceção das professoras principiantes acerca do perfil do supervisor
sobressaíram os aspetos relacionados com as competências analíticas, a
capacidade de transmitir confiança, de ser um suporte, um orientador
dinâmico, compreensivo e conselheiro criativo, capaz de criar um bom
relacionamento interpessoal e de levar à reflexão, sendo também
considerado, o supervisor, um símbolo de autoridade. The initial teacher courses reaches its culmination with the achievement of teaching practice, which introduces novice teachers in the educational context. The impact that the representation about the pedagogical supervision and is actors, like the pedagogical supervisor and the cooperative advisor, may influence the development of pedagogical practice of teachers. There were a set of practices within the professional master's degree in the Department of Education, University of Aveiro, which allowed the subjects to know the context of this empirical study. In this framework, there were observation sessions of: Supervised Pedagogical Practice, Supervised Teaching Practice and an intercalary meeting. Similarly, attended the Course of Web 2.0 tools, belonging to the Doctoral Program in Media and Education, where it was possible to analyze some web 2.0 tools applied to the context of education. The focus of empirical study aimed to understand the representations of the students trainees of the Master in Teaching Preschool and 1st cycle, year 2011/12, of the University of Aveiro, have on the pedagogical supervision in general, on pedagogical supervision applied to the pedagogical practices in particular and regarding the profile of the educational supervisor. With the participation of 26 master students, that wore asked to complete a questionnaire, with the use of a Web 2.0 tool. Subsequently, we applied a semi-structured interview to five students trainees as supplementary data collection. This study, complements the quantitative analysis with the qualitative. The results were collected and analyzed using the Survey Monkey software, as well as the content analysis, according to the assumptions of Bardin (2011). The results of the supervisory process indicated a relationship between the reflective approach in conjunction with the dialogical approach, about its concept, they understood as monitoring, evaluation, observation, orientation to acquire experience and knowledge application. Also in supervision strategies identified: a reflection, dialogue, questioning, criticism, research. And it aims to promote the development of master students in their learning of the profession, develop and guide the reflection; Improving the practice, promote pedagogical change; monitor, support, evaluate and observe the masters. Regarding the perception of novice teachers about the supervisor profile they highlighted the aspects related analytical skills, ability to convey trust, be a support, a mentor dynamic, comprehensive and creative advisor, ability to create a good interpersonal relationship and lead to reflection, also associate the supervisor as a symbol of authority. |
Description: | Relatório de estágio do mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25505 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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