Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25486
Title: Perceções dos professores estagiários sobre a sua formação inicial, na Universidade Estadual da Paraíba
Authors: Gomes, Francinete Augusto 
Orientador: Nascimento, Maria Augusta
Keywords: Estágio; Prática pedagógica; Supervisão pedagógica
Issue Date: 23-Sep-2013
Serial title, monograph or event: Perceções dos professores estagiários sobre a sua formação inicial, na Universidade Estadual da Paraíba
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O estágio pedagógico sempre assumiu e assume um papel primordial e essencial na formação/preparação profissional docente, bem como no desenvolvimento pessoal, social e profissional do futuro professor. Esse desenvolvimento não é só afetado pelas condições da realização do estágio, mas também pelas expetativas criadas no processo de formação na universidade, que condicionam e afetam o exercício da profissão e as condições do processo de ensino/aprendizagem. Dada a vivência da autora deste estudo, em 2010, no estágio pedagógico na Universidade Estadual da Paraíba, entendemos focalizar a investigação no papel do estagiário e na prática pedagógica inicial nesse contexto, a fim de compreender melhor os processos de formação existentes e respetivas dificuldades/problemas, procurando melhorias para que os professores estagiários se transformem em profissionais aptos e com competências práticas e teóricas para o desenvolvimento da profissão docente. Contextualizámos o tema traçando o percurso do professor estagiário, sem esquecer os problemas e as dificuldades vivenciados no estágio curricular e a satisfação com a experiência da sua realização. Procurámos examinar o papel do professor supervisor na orientação da prática pedagógica, as metodologias e competências dos formadores, enquanto elementos auxiliares fundamentais que ajudam na formação académica sobretudo na realização da prática pedagógica e que desempenham um papel significativo na configuração de um espírito de reflexão sobre as práticas realizadas; nesta perspetiva analisámos, também, o trabalho conjunto do professor estagiário com o professor orientador. Entre os resultados mais relevantes do nosso estudo salientamos que os professores estagiários referem que a formação obtida na universidade permite enfrentar os desafios da prática pedagógica, mas nem sempre é suficiente para lidar com os problemas da sala de aula. Consideram que a estrutura do curso não abrange todas as disciplinas necessárias à formação docente e mencionam que não houve preocupação de todos os professores na preparação para o estágio. Em relação às atividades do trabalho conjunto do professor estagiário com o professor orientador, constatou-se haver uma diferença significativa entre as perceções da importância que deveriam ter e da importância que tiveram. Em suma, os professores estagiários, apesar de tudo, mostram satisfação com as atividades relacionadas com o estágio, mas insatisfação com os recursos disponíveis e com o apoio emocional das instituições às quais estão ligados durante a sua realização.
The practical teacher training has always assumed and played an essential role in the teacher’s formation and subsequent professional activity, as well as in what concerns his future personal, social and professional development. This development is not only affected by the conditions in which the training is performed but also by the expectations he has created throughout the university academic process, which conditionate/interfere and affect both the pedagogical practice and the conditions of the learning process. According to the experience of the author’s of this study, which occurred in the pedagogic training at the University Estadual of Paraiba in 2010, we decided to give emphasis to the research in the trainee´s role and initial teaching practice within this context, in order to understand better the current formation processes and respective difficulties/problems, trying to improve methods and techniques so that the trainee teachers can become skilled professionals , by using theoretical and practical skills in order to perform the teaching process properly. We contextualized the subject tracing around the trainee teacher, without forgetting the difficulties and hardships throughout the educational training experienced in the curricular training and the natural self-satisfaction with the experience of the real performance. We tried to observe the supervisor teacher’s role in guiding pedagogical practice, methodologies and trainers´ educational competences, regarded as auxiliary key elements that help in academic achievement especially in the pedagogical practice and play a significant role in setting up a spirit of reflection on the practices undertaken; according to this perspective we have also analysed the joint work of the trainee teacher with his supervisor. Among the most important results of our study we emphasize that the teacher trainees reported that the training received at the university helps in the performance of the teaching practice challenges, but it is not always enough to deal with the real problems of the classroom. We also consider that the structure of the course does not cover all the disciplines/areas needed for teacher training and mentioned that there was no serious concern of all teachers in preparing for teacher training. Regarding the activities of the joint work performed by the trainee teacher and the supervisor, we found there was a significant difference between the perceptions of the importance they should have and the importance they really assumed. In spite of all this the teacher trainees express self-satisfaction with the performed activities along the training but show dissatisfaction with the available resources as well as with the emotional support of the institutions to which they are connected during their implementation.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25486
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Final-Francinete Gomes.pdf3.02 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

323
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

158
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.