Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25423
Title: Análise do desempenho dos gestores de fundos, baseada nas transações e nas participações das carteiras
Authors: Umbelino, Vânia Sofia Sequeira 
Orientador: Silva, Nuno
Keywords: Fundos de investimento; Desempenho; Participações; Transações; Seletividade
Issue Date: 19-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Umbelino, Vânia Sofia Sequeira - Análise do desempenho dos gestores de fundos, baseada nas transações e nas participações das carteiras, Coimbra, 2014.
Abstract: Estudos realizados desde meados da década de sessenta, no âmbito da avaliação do desempenho dos gestores de fundos de investimento, permitiram o desenvolvimento de medidas tradicionais de avaliação do desempenho ajustado ao risco. Tendo por base estas medidas, diversos trabalhos empíricos têm evidenciado persistentes níveis de fraco desempenho, pelo que a eficácia das mesmas tem sido posta em causa. Contrariando estas medidas, alguns autores propuseram novas abordagens, no sentido de obterem medidas de desempenho, recorrendo à informação contida na composição das carteiras. Neste sentido, e com base numa amostra de dezasseis Fundos de Investimento Mobiliário Portugueses, para o período de janeiro de 2004 a fevereiro de 2013, analisou-se o desempenho mensal dos gestores, ao nível das participações, com base na metodologia proposta por Grinblatt e Titman (1993) e Daniel et al., (1997), assim como o desempenho ao nível das transações individuais. Os resultados obtidos sugerem que as ações detidas pelos gestores proporcionam rentabilidades anormais consistentes com alguma capacidade de seleção de ações por parte dos gestores. Em relação ao desempenho das suas transações individuais, é revelada alguma capacidade por parte dos gestores para preverem rentabilidades esperadas.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Nuno Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25423
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho projeto - Vania Umbelino.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

886
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

564
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.