Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25410
Title: Políticas económicas para a criação de emprego
Authors: Varandas, Margarete de Oliveira 
Orientador: Antunes, Margarida
Keywords: Criação de emprego; Política macroeconómica; Políticas ativas; Flexibilidade; Mercado de trabalho; Problema estrutural
Issue Date: 18-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Varandas, Margarete de Oliveira - Políticas económicas para a criação de emprego, Coimbra, 2014.
Abstract: A Estratégia Europeia para o Emprego (EEE) foi e continua a ser a primeira estratégia de emprego comum aos estados membros da União Europeia (UE). Neste contexto, as políticas de emprego definidas tendo como base uma arquitetura de políticas macroeconómicas alicerçadas na conceção neoclássica do mercado de trabalho, podem originar várias consequências para o mercado de trabalho e para a criação de emprego. Este trabalho aborda a forma como as políticas de emprego têm sido executadas bem como o impacto que podem ter na vida dos empregados e desempregados. Estará a EEE bem delineada? Será a flexibilização do mercado de trabalho a melhor solução? Quais as suas consequências a nível macroeconómico? A conceção neoclássica do mercado de trabalho aliada a uma política macroeconómica que não permite estimular a economia da UE e mais especificamente da zona euro não nos parece ser o melhor caminho. A criação de empregos instáveis, inseguros e precários é claramente um problema estrutural.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia do crescimento e das políticas estruturais), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Margarida Antunes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25410
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de Projeto_MV.pdf436.26 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

732
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 1

13,087
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.