Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25397
Title: Crescimento económico em África, 1975-2010 : uma análise a partir do modelo de Mankiw, Romer e Weil
Authors: Gomes, Eminêncio Lumumba 
Orientador: Bação, Pedro Miguel Avelino
Keywords: África; Capital humano; Crescimento económico; Índice de Desenvolvimento Humano
Issue Date: 21-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Gomes, Eminêncio Lumumba - Crescimento económico em África, 1975-2010 : uma análise a partir do modelo de Mankiw, Romer e Weil
Abstract: Este trabalho de projeto estuda a aplicação do modelo neoclássico do crescimento económico às economias africanas. Os procedimentos aplicados começam por seguir os passos de Mankiw, Romer e Weil (1992) (A contribution to the Empirics of Economic Growth, Quartely Journal of Economics, 107 (2), pp. 407- 37). São assim estimadas a equação do produto em equilíbrio e a equação dinâmica do produto, por forma a analisar, por um lado, a importância dos vários fatores de crescimento – com especial atenção ao capital humano – e, por outro lado, a existência de convergência para o produto em equilíbrio de acordo com o modelo. Para lá da abordagem de Mankiw e co-autores, usaremos também estimadores para modelos com dados em painel, como o GMM em primeiras diferenças e em sistema de equações. A amostra de 34 países africanos foi dividida em duas partes: uma reúne os países com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto e médio; a outra agrupa os países com um IDH baixo. Os resultados variam conforme a amostra, a especificação do modelo e o método de estimação. Concluímos que as economias africanas colocam dificuldades especiais ao modelo neoclássico de crescimento.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Crescimento económico e políticas estruturais), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Miguel Avelino Bação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25397
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Crescimento Económico em África, 1975-2010.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

492
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

1,317
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.