Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25392
Title: Sociedade «4-2-1»: impacto das políticas de envelhecimento ativo promovidas pela Câmara Municipal de Aveiro junto da população idosa, não institucionalizada, do concelho
Authors: Almeida, Catarina Isabel Figueiredo Martins de 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Envelhecimento activo; Política social
Issue Date: 26-Sep-2013
Serial title, monograph or event: Sociedade «4-2-1»: impacto das políticas de envelhecimento ativo promovidas pela Câmara Municipal de Aveiro junto da população idosa, não institucionalizada, do concelho
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O envelhecimento é uma etapa do desenvolvimento humano que comporta diferentes ganhos e perdas, pelo que esta deve ser compreendida e respeitada tendo em conta a singularidade de cada ser humano. O estudo da problemática do envelhecimento ganhou cada vez mais pertinência à medida que aumentou o envelhecimento demográfico, o qual é um dos fenómenos mais importantes desde meados do século XX, com tendência para se agravar. Originando o envelhecimento demográfico consequências económicas, políticas, culturais e sociais tornou-se, assim, imperioso definir políticas promotoras de um envelhecimento ativo, tal como fez a Câmara Municipal de Aveiro. Neste contexto, apresentamos uma investigação, enquadrada no domínio da educação e formação de adultos e intervenção comunitária, que consistiu em avaliar o impacto das políticas de envelhecimento ativo promovidas pela Câmara Municipal de Aveiro junto das pessoas idosas, não institucionalizadas, do concelho. Neste sentido, foram entrevistadas de maneira aprofundada seis pessoas idosas, não institucionalizadas, entre os 65 e os 74 anos, através de um guião de entrevista semiestruturada, construído para o efeito. Tratou-se de um estudo qualitativo e os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que os participantes não se consideram velhos, uma vez que estão plenos de todas as suas faculdades, continuando desta forma a levar uma vida autónoma, em consonância com o que tinham feito até irem para a reforma. Neste sentido, concluímos que as pessoas idosas entrevistadas não participam nas atividades promotoras de um envelhecimento ativo, definidas pela Câmara Municipal, nem conhecem o referido conceito. As habilitações literárias, as condições económicas e o local de residência (rural ou urbano) foram os fatores que mais distinguiram os participantes ao nível das suas opiniões sobre as temáticas abordadas. Assim sendo, porque nos parece que as políticas promotoras do envelhecimento ativo não estão a cumprir os seus objetivos, sugerimos que as entidades com responsabilidades locais (como as autarquias) revejam a sua atuação, de forma a darem resposta às reais necessidades das pessoas em idade adulta avançada, levando em conta as suas diferenças individuais e as diferentes fases da velhice. Embora este trabalho seja de âmbito restrito, em termos da abrangência dos casos estudados, acreditamos deixar aqui dados importantes para a reflexão e para a intervenção no domínio da promoção do envelhecimento ativo.
Ageing is a stage of human development that has different gains and losses, wherefore it should be understood and respected considering every human being’s uniqueness. The study of the ageing issue has gained more and more relevance as ageing population increases, which is one of the most important phenomena since mid- 20th century, with a tendency to get worse. Since ageing population has economic, political, cultural and social consequences, the definition of active ageing policies has become imperative, as did Aveiro Town Council. In this context, we present some research relating to the area of adult education and training and community intervention, which consisted of assessing the impact of active ageing policies promoted by Aveiro Town Council on the municipality’s not institutionalised elderly people. In this extent, six not institutionalised 65- to 74-year-old elderly were thoroughly interviewed, by means of a semi-structured interview script, which was build-up for the purpose. This was a qualitative study and the data were subjected to a thematic content analysis. Results show that the participants do not consider themselves old, since they are in their full faculties, continuing in this way to live independently, in line with what they had been doing until their retirement. Thus we conclude that the interviewed elderly do not participate in the active ageing promoting activities defined by the Town Council, nor do they know such concept. Educational qualifications, economic conditions and the place of residence (rural or urban) were the factors that most distinguished the participants concerning their opinions on the approached subjects. Therefore, and because it seems that active ageing promoting policies are not meeting their objectives, we suggest that the entities with local authority (such as the local government) review their intervention, so that they can respond to the real needs of advanced aged adults, taking into consideration their individual differences and the different ageing stages. Although this is a limited scope paper in terms of comprehensiveness of the studied cases, we believe that we are leaving the relevant data for reflection and intervention in the domain of active ageing promotion.
Description: Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25392
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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